Vol. 2 Núm. 3 (2023): Número Temático - Experiências Pedagógicas Inovadoras na Universidade
Edição Suplementar da Revista Diálogos & Ciência
EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS NA UNIVERSIDADE.
A edição suplementar da Revista Diálogos & Ciência intitulada Experiências Pedagógicas Inovadoras na Universidade tem como objetivo possibilitar o compartilhamento e a reflexão docente sobre as experiências pedagógicas inovadoras na Rede UniFTC/UNEX. Experiências inovadoras são concebidas aqui como aquelas que revelam o investimento no protagonismo discente, bem como o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, atitudes, valores, empreendedorismo e interprofissionalidade, ou seja, competências profissionais essenciais para os estudantes no processo de formação profissional. Essa perspectiva rompe, portanto, com o modelo disciplinar de ensino, baseado na transmissão de conteúdos dogmatizados, e oportuniza aos estudantes a aprendizagem de saberes significativos para a sua formação.
Este espaço é vital para contribuir com a qualidade do ensino superior em nossa Rede, através de relatos, reflexões e construções de novos saberes sobre a docência universitária, por meio de uma comunidade de aprendizagem formada pelos docentes da nossa Rede.
Esta edição intenciona:
- Valorizar a condução dos processos de ensino na prática dos nossos docentes;
- Publicizar as práticas pedagógicas implementadas nas disciplinas/turmas;
- Ampliar a produção científica de nossos docentes e da Instituição;
- Criar indicadores para as avaliações de curso;
- Dentre outros...