ARTICULAÇÃO ENTRE A AVALIAÇÃO FORMATIVA E SOMATIVA NO PROCESSO DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

Autores

  • Isis Fernandes Magalhães Santos

Resumo

A avaliação somativa e formativa são estratégias importantes dentro do processo de construção do conhecimento. É uma estratégia que valoriza a participação ativa do aluno no processo de aprendizagem, uma vez que a avaliação formativa é contínua e busca aprimorar o processo de aprendizagem, enquanto a avaliação somativa mede o conhecimento em momento específico. Este tipo de estratégia ainda é pouco discutido na literatura no âmbito de componentes voltados para estágios curriculares na área de saúde, por isso o objetivo deste trabalho foi mostrar a possibilidade da articulação entre a avaliação formativa e somativa no processo da construção do conhecimento no Estágio em Imunologia Clinica. Como metodologia, contemplando o Plano de Ensino e Aprendizagem, a avaliação formativa foi estruturada com discussão de casos clínicos, atividades em laboratório virtual e elaboração de mapa mental para conteúdos específicos e a avaliação somativa culminou com a produção hipotética de Kits com metodologias não convencionais para o diagnóstico da COVID-19. Foram apresentados dez produtos e cada um deles com seus respectivos POPs (Procedimento Operacional Padrão). A partir da produção dos estudantes pôde ser verificado que a avaliação formativa é fundamental para identificar as dificuldades dos alunos e ajudá-los a superá-las e quando articulada com a avaliação somativa a consolidação do conhecimento é positiva e aplicável para componentes curriculares voltados para estágio na área de saúde. Por isso, é importante que os professores utilizem ambas as formas de avaliação de forma equilibrada, para garantir um ambiente de aprendizagem mais eficiente e colaborativo.

Biografia do Autor

Isis Fernandes Magalhães Santos

Possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (1992), mestrado em Imunologia (UFBA 1998), doutorado em Patologia Humana (UFBA 2004) e Pós-Doutorado na imunopatologia da doença de Chagas experimental (FIOCRUZ-BA 2008). Atualmente é professor de Imunologia e Patologia Geral no Centro Universitário UniFTC - unidade Paralela e tem experiência na área da Medicina, com ênfase em Patologia Experimental, Imunologia e Imunopatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Esquistossomose mansoni, doença de Chagas experimental, histopatologia, ultraestrutura, morfometria, fibrogênese, citocinas e resposta humoral.

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Publicado

2023-07-20