ARTICULAÇÃO ENTRE A AVALIAÇÃO FORMATIVA E SOMATIVA NO PROCESSO DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
Resumen
A avaliação somativa e formativa são estratégias importantes dentro do processo de construção do conhecimento. É uma estratégia que valoriza a participação ativa do aluno no processo de aprendizagem, uma vez que a avaliação formativa é contínua e busca aprimorar o processo de aprendizagem, enquanto a avaliação somativa mede o conhecimento em momento específico. Este tipo de estratégia ainda é pouco discutido na literatura no âmbito de componentes voltados para estágios curriculares na área de saúde, por isso o objetivo deste trabalho foi mostrar a possibilidade da articulação entre a avaliação formativa e somativa no processo da construção do conhecimento no Estágio em Imunologia Clinica. Como metodologia, contemplando o Plano de Ensino e Aprendizagem, a avaliação formativa foi estruturada com discussão de casos clínicos, atividades em laboratório virtual e elaboração de mapa mental para conteúdos específicos e a avaliação somativa culminou com a produção hipotética de Kits com metodologias não convencionais para o diagnóstico da COVID-19. Foram apresentados dez produtos e cada um deles com seus respectivos POPs (Procedimento Operacional Padrão). A partir da produção dos estudantes pôde ser verificado que a avaliação formativa é fundamental para identificar as dificuldades dos alunos e ajudá-los a superá-las e quando articulada com a avaliação somativa a consolidação do conhecimento é positiva e aplicável para componentes curriculares voltados para estágio na área de saúde. Por isso, é importante que os professores utilizem ambas as formas de avaliação de forma equilibrada, para garantir um ambiente de aprendizagem mais eficiente e colaborativo.
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