JURI SIMULADO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO- APRENDIZAGEM NO CURSO DE FISIOTERAPIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Fabiana Martins Oliveira Palma
  • Kaliane Pamponet Prazeres Bomfim
  • Nivea Malafaia

Resumo

As metodologias ativas têm ganhado destaque no campo da educação e das práticas de ensino por induzir uma perspectiva de autonomia discente na construção do conhecimento de forma colaborativa. O Juri Simulado é uma estratégia de metodologia ativa que possibilita a construção do conhecimento reflexivo e crítico através do desenvolvimento da argumentação, do incentivo ao trabalho em equipe, criatividade e indicado em situações de confrontamento de idéias. O presente trabalho teve por objetivo realizar o relato de experiência acerca da implementação do Juri simulado como estratégia de ensino-aprendizagem desenvolvido no curso de fisioterapia. Pode-se constatar que o Juri Simulado mostrou-se uma importante estratégia de ensino didático para a formação crítica e reflexiva dos estudantes e se lança como recurso inovador de aprendizado na disciplina Fisioterapia nas disfunções reumatológicas, com grande aceitação pelos alunos os quais sugeriram em seus relatos a sua utilização em outras disciplinas.

Biografia do Autor

Fabiana Martins Oliveira Palma

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Católica do Salvador (1997). Mestre em Tecnologias aplicáveis à Bioenergia, com linha de pesquisa em Saúde do trabalhador, pela Faculdade de Tecnologia e Ciência, Especialista em Fisioterapia Respiratória pela ASSOBRAFIR, Pós-graduada em Fisioterapia aplicada à Postura e Dor pela EBMSP, Aperfeiçoamento em Reeducação Postural Global (RPG), Capacitação em Pericia Judicial e Assistência Técnica Judicial. Docente do curso de Fisioterapia da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC)

Kaliane Pamponet Prazeres Bomfim

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Católica do Salvador. Mestre em Tecnologias aplicáveis à Bioenergia,pela UNIFTC. Atuação profissional atual, docente do curso do Curso de Nutrição, Educação Física, Enfermagem e Fisioterapia na UNIFTC

Nivea Malafaia

Bacharel em Fisioterapia pela Universidade Católica do Salvador (2004), especialista em Metodologia do Ensino Pesquisa e Extensão em Educação (Universidade do Estado da Bahia - UNEB) e Fisioterapia Neurofuncional (Universidade Gama Filho - UGF). Mestre em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social pela Fundação Visconde de Cairú (FVC - 2009). Atualmente é professora e coordenadora do Curso de Fisioterapia da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC - Salvador)

Downloads

Publicado

2023-07-20