BODY PAINTING COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA ANATOMIA HUMANA: conectando Fisioterapia, Educação Física e Odontologia

Autores

  • Igor Ferreira Borba de Almeida
  • Natali Nascimento Gonçalves Costa
  • Aline de Matos Vilas Boas

Resumo

Este artigo tem como objetivo relatar a experiência de docentes dos cursos de Fisioterapia, Educação Física e Odontologia de uma universidade do estado da Bahia com o uso da estratégia Body Painting para ensino da Anatomia Humana. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, com abordagem qualitativa. A experiência de realização da técnica Body Painting evidenciou que inserção dessa estratégia na formação educacional pode representar uma ferramenta capaz de desenvolver habilidade dos estudantes relacionados a diferentes campos, incluindo o campo cognitivo e atitudinal, garantindo a ampliação dos conhecimentos e, inclusive, uma maior segurança na atuação enquanto profissionais.

Biografia do Autor

Igor Ferreira Borba de Almeida

Cirurgião-dentista, graduado pela Faculdade de Odontologia da Universidade Federal da Bahia em 2010. Doutorando e Mestre (2020) em Saúde Coletiva na área de Epidemiologia, na linha de pesquisa Epidemiologia das Doenças Bucais pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Especialista em Estomatologia, Saúde Pública e Gestão em Saúde Pública com ênfase em Saúde da Família. Atualmente, é Docente Associado do Centro Universitário UNIFTC

Aline de Matos Vilas Boas

Possui graduação em ODONTOLOGIA pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1998), Mestrado em Odontologia subárea Periodontia pela Universidade de taubaté (2005) e Doutorado em Odontopediatria pela Universidade Cruzeiro do Sul (2017). Faz parte da REDE UNIiFTC.

Downloads

Publicado

2023-07-20