RELATO DA APLICAÇÃO DO MÉTODO DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL) E SUA CONTRIBUIÇÃO NA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR
Resumo
Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), também conhecida como PBL (Problem-Based Learning), é uma metodologia baseada na apresentação de uma situação-problema como forma de motivar a aprendizagem. Os discentes trabalham em grupos e o docente assume o papel de orientador. Cada aula baseada em PBL foi composta por três etapas principais: diagnóstico do problema (identificação das palavras-chave relacionadas à disciplina), resolução do problema (traçar objetivos para trabalhar os conceitos representados pelas palavras-chave) e apresentação da solução (discussão dos conceitos trabalhados em grupo e fechamento do diagnóstico segundo o problema proposto). Os fundamentos da aula em PBL e a proposta de utilização foram apresentados para os discentes de enfermagem do terceiro semestre na primeira unidade. Para a avaliação da eficácia da metodologia ativa, os grupos elaboraram um projeto interdisciplinar com tema gerador, Febre Amarela, associado a sub temas como Patogenia, Epidemiologia, Transmissão, Vacina, Aspectos clínicos, Tratamento e Diagnóstico. Disciplinas do semestre como imunologia, farmacologia, nutrição e bioética foram contempladas dentro do tema gerador, com seu respectivo sub tema, determinado para cada equipe. Como produto final os alunos apresentaram o tema gerador no contexto interdisciplinar em forma de teatro, banners e maquetes contemplando os conceitos da imunologia de forma adequada e segura. Assim, conclui-se que este método é uma proposta desafiadora, viável para apreensão de conceitos e conduz a resultados positivos, pois contribuiu para o interesse dos alunos em participar de novas experiências educacionais quando foram desafiados em contemplar a imunologia no contexto interdisciplinar.
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