TRANSFORMANDO O APRENDIZADO NA EDUCAÇÃO MÉDICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O USO DA GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO EM AULAS PRÁTICAS DE FISIOLOGIA RENAL
Resumo
O presente estudo teve como objetivo relatar a experiência da aplicação da gamificação como metodologia inovadora de ensino em uma aula prática sobre fisiologia renal. A atividade foi experimentada por estudantes do 2º semestre de um curso de medicina em Salvador/BA. O jogo didático foi constituído por um tabuleiro contendo a imagem dos túbulos uriníferos a ser preenchida com 31 cards. O jogo foi aplicado em duas turmas, totalizando a participação de 89 estudantes. Estipulou-se um limite de 20 minutos para realização da atividade, sendo permitida a utilização de material de consulta. Por fim, a docente responsável reuniu os grupos, realizou a correção e discussão da atividade. A gamificação permitiu que os estudantes se envolvessem de maneira mais ativa e lúdica, possibilitando um aprendizado efetivo e significativo. A atividade despertou maior interesse dos estudantes, pois promoveu a autonomia no processo de ensino-aprendizagem, tornando-os protagonistas da construção do seu próprio conhecimento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.