TRANSFORMANDO O APRENDIZADO NA EDUCAÇÃO MÉDICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O USO DA GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO EM AULAS PRÁTICAS DE FISIOLOGIA RENAL

Autores

Resumo

O presente estudo teve como objetivo relatar a experiência da aplicação da gamificação como metodologia inovadora de ensino em uma aula prática sobre fisiologia renal. A atividade foi experimentada por estudantes do 2º semestre de um curso de medicina em Salvador/BA. O jogo didático foi constituído por um tabuleiro contendo a imagem dos túbulos uriníferos a ser preenchida com 31 cards. O jogo foi aplicado em duas turmas, totalizando a participação de 89 estudantes. Estipulou-se um limite de 20 minutos para realização da atividade, sendo permitida a utilização de material de consulta. Por fim, a docente responsável reuniu os grupos, realizou a correção e discussão da atividade. A gamificação permitiu que os estudantes se envolvessem de maneira mais ativa e lúdica, possibilitando um aprendizado efetivo e significativo. A atividade despertou maior interesse dos estudantes, pois promoveu a autonomia no processo de ensino-aprendizagem, tornando-os protagonistas da construção do seu próprio conhecimento.

Biografia do Autor

Ana Paula Amaral de Brito, Professora Titular do curso de graduação em Medicina FTC

Professora Titular do curso de graduação em Medicina FTC, Salvador, Bahia, Brasil, e Professora Auxiliar da Universidade do Estado na Bahia (UNEB).

Katia de Miranda Avena, Professora Titular do curso de graduação em Medicina FTC

Professora Titular do curso de graduação em Medicina FTC, Salvador, Bahia, Brasil.

Luiz Fernando Quintanilha, Medicina FTC

Possui graduação em Ciência Biológicas - Modalidade Médica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005), Mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia) pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho / UFRJ (2008), Doutorado em Ciências pelo Hospital Universitário Clementino Fraga Filho / UFRJ (2011) e pós-doutorado pela Universidade de Yamaguchi, Japão (2013). Além disso, é pós graduado em Metodologia do Ensino Superior (UniFTC) e cursa pós-doutoramento em educação pela PUC-PR. Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação da Universidade Salvador (UNIFACS), Professor e Coordenador Científico do curso de Medicina do Centro Universitário FTC (UniFTC) e faz parte do Núcleo Docente Estruturante dos cursos de Medicina da Rede UniFTC. Também é professor Avaliador de Curso capacitado do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES -INEP) Ministério da Educação. Tem experiência na área de Educação e Fisiologia

Downloads

Publicado

2023-07-20