APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPE: RELATO DE UM CASO DO CURSO DE FISIOTERAPIA

Autores

  • Fabiana Martins Oliveira Palma

Resumo

As diretrizes curriculares nacionais brasileiras estabelecem que o futuro profissional deverá possuir habilidades de comunicação e trabalho colaborativo em equipes e para tanto sugere que os docentes utilizem metodologias baseadas no construtivismo enfocando estratégias que fortaleçam o diálogo, a interação entre os alunos. Aprendizagem baseada em equipe (TBL - Team Based Learning) tem papel relevante por criar oportunidades e obter os benefícios do trabalho em pequenos grupos de aprendizagem através de equipes. Esse trabalho teve como objetivo analisar o desempenho dos alunos do curso de fisioterapia com o uso da estratégia TBL. Concluiu-se que o desempenho dos alunos foi maior quando as questões foram realizadas em grupo, o que confere a importância do método para a consolidação do conhecimento, que se faz pela interação constante com os colegas e o professor através da discussão e trocas de idéias proposto pelo método de aprendizagem aplicado.

Biografia do Autor

Fabiana Martins Oliveira Palma

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Católica do Salvador (1997). Mestre em Tecnologias aplicáveis à Bioenergia, com linha de pesquisa em Saúde do trabalhador, pela Faculdade de Tecnologia e Ciência, Especialista em Fisioterapia Respiratória pela ASSOBRAFIR, Pós-graduada em Fisioterapia aplicada à Postura e Dor pela EBMSP, Aperfeiçoamento em Reeducação Postural Global (RPG), Capacitação em Pericia Judicial e Assistência Técnica Judicial. Docente do curso de Fisioterapia da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC)

Downloads

Publicado

2023-07-20