OSCE COMO ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO DOS PROJETOS INTEGRADORES NAS DISCIPLINAS DE CARDIOLOGIA E ANGIOLOGIA APLICADAS À FISIOTERAPIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Fabiana Martins Oliveira Palma
  • Kaliane Pamponet Prazeres Bomfim
  • Nivea Malafaia

Resumo

O curso de Fisioterapia da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) tem metodologia ativa em seu currículo e proporciona amplas possibilidades de avaliação dos estudantes na prática profissional. No desafio para avaliar a prática profissional de estudantes num currículo orientado por competências, criaram-se mecanismos que envolvem a avaliação funcional e o profissionalismo como as principais competências e, portanto, devem ter sua avaliação garantida. Nesse contexto, o exame clínico objetivo estruturado (OSCE) tem papel fundamental. Objetivos: Descrever as etapas de elaboração de um OSCE, bem como a avaliação da qualidade das estações. Método: O estudo é composto pela elaboração e realização de um OSCE com os alunos do 6º e 7º semestres do curso de fisioterapia. Foram realizadas três estações por 10 estudantes. Resultados: Na análise do desempenho entre as atividades simulação do atendimento fisioterapêutico e resolução escrita do caso clínico pode observar que 50% dos alunos apresentaram na realização da prática (simulação) nota superior, 10% apresentaram a mesma nota, 40% dos alunos apresentaram pontuação inferior que a adquirida na simulação do atendimento fisioterapêutico Conclusão: O OSCE mostrou-se um bom método avaliativo, através da percepção dos professores, as competências de comunicação clínica e profissionalismo é melhor nas avaliações baseadas na prática (simuladas ou reais).

Biografia do Autor

Fabiana Martins Oliveira Palma

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Católica do Salvador (1997). Mestre em Tecnologias aplicáveis à Bioenergia, com linha de pesquisa em Saúde do trabalhador, pela Faculdade de Tecnologia e Ciência, Especialista em Fisioterapia Respiratória pela ASSOBRAFIR, Pós-graduada em Fisioterapia aplicada à Postura e Dor pela EBMSP, Aperfeiçoamento em Reeducação Postural Global (RPG), Capacitação em Pericia Judicial e Assistência Técnica Judicial. Docente do curso de Fisioterapia da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC)

Kaliane Pamponet Prazeres Bomfim

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Católica do Salvador. Mestre em Tecnologias aplicáveis à Bioenergia,pela UNIFTC. Atuação profissional atual, docente do curso do Curso de Nutrição, Educação Física, Enfermagem e Fisioterapia na UNIFTC

 

Nivea Malafaia

Bacharel em Fisioterapia pela Universidade Católica do Salvador (2004), especialista em Metodologia do Ensino Pesquisa e Extensão em Educação (Universidade do Estado da Bahia - UNEB) e Fisioterapia Neurofuncional (Universidade Gama Filho - UGF). Mestre em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social pela Fundação Visconde de Cairú (FVC - 2009). Atualmente é professora e coordenadora do Curso de Fisioterapia da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC - Salvador) 

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Publicado

2023-07-20