OSCE COMO ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO DOS PROJETOS INTEGRADORES NAS DISCIPLINAS DE CARDIOLOGIA E ANGIOLOGIA APLICADAS À FISIOTERAPIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumen
O curso de Fisioterapia da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) tem metodologia ativa em seu currículo e proporciona amplas possibilidades de avaliação dos estudantes na prática profissional. No desafio para avaliar a prática profissional de estudantes num currículo orientado por competências, criaram-se mecanismos que envolvem a avaliação funcional e o profissionalismo como as principais competências e, portanto, devem ter sua avaliação garantida. Nesse contexto, o exame clínico objetivo estruturado (OSCE) tem papel fundamental. Objetivos: Descrever as etapas de elaboração de um OSCE, bem como a avaliação da qualidade das estações. Método: O estudo é composto pela elaboração e realização de um OSCE com os alunos do 6º e 7º semestres do curso de fisioterapia. Foram realizadas três estações por 10 estudantes. Resultados: Na análise do desempenho entre as atividades simulação do atendimento fisioterapêutico e resolução escrita do caso clínico pode observar que 50% dos alunos apresentaram na realização da prática (simulação) nota superior, 10% apresentaram a mesma nota, 40% dos alunos apresentaram pontuação inferior que a adquirida na simulação do atendimento fisioterapêutico Conclusão: O OSCE mostrou-se um bom método avaliativo, através da percepção dos professores, as competências de comunicação clínica e profissionalismo é melhor nas avaliações baseadas na prática (simuladas ou reais).
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