DIREITOS E GARANTIAS DA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Maiane Oliveira Muniz Oliveira Muniz Universidade de Excelência -Unex
  • Betânia Fontana dos Santos Universidade de Excelência - UNEX
  • Camila de Mattos Lima Andrade Universidade de Excelência - UNEX

Palavras-chave:

Inclusão Escolar, Transtorno do Espectro Autista, Educação

Resumo

Este estudo faz uma abordagem sobre os direitos e garantias que as crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) devem ter acesso na Educação Básica, destacando desafios e possibilidades para a inclusão escolar. Através de revisão de literatura e questionário direcionado aos profissionais da educação, com a intenção de contribuir para a coleta de dados, por meio de participação voluntária e anônima, foi possível identificar a falta de capacitação docente, falta de infraestrutura adequada que atenda as especificidades individuais de cada criança, e a ausência de parceria entre a família e a escola, como principais obstáculos responsáveis pelo comprometimento de uma educação que seja inclusiva e transformadora para a vida dos alunos. O estudo ainda aborda as necessárias políticas públicas, formação contínua de educadores e melhoria da infraestrutura para garantir uma educação inclusiva de qualidade que possibilite aos alunos e educadores um ambiente que possibilite o desenvolvimento sociocultural dos alunos como questões mais relevantes. Destaca-se a importância do trabalho realizado por parte dos profissionais de educação, que buscam facilitar o processo de aprendizagem para que essas os educandos se desenvolvam de forma integral, fazendo com que possam ocupar os mais diferentes espaços dentro da sociedade, assim como qualquer criança típica.

Downloads

Publicado

2025-03-03