Edições anteriores
-
Resumos dos Projetos Integradores
v. 2 n. 3 (2023)A dinâmica de ensino e aprendizado nos cursos da área da saúde da Rede UNIFTC e Unex é centrado no estudante e fundamentado na pedagogia construtivista, com foco em metodologias ativas. Os currículos promovem o desenvolvimento de competências por meio de atividades interdisciplinares e interprofissionais nas disciplinas Integradoras, abordando problemas de saúde que permeiam os componentes curriculares. A articulação entre Pesquisa, Extensão e o Projeto de Desenvolvimento Institucional ocorre em disciplinas como Saúde Coletiva, Educação em Saúde, Saúde do Trabalhador, Gestão em Saúde, e Projetos Interprofissionais, culminando com o Trabalho de Conclusão de Curso.
Esta edição suplementar da Revista Graduação em Movimento - Ciências da Saúde publica os resultados dos projetos integradores, destacando a contribuição social e científica dos estudantes e professores da Rede UNIFTC e Unex.
-
Produção Científica 3
v. 2 n. 2 (2024)Apresentamos mais uma edição da revista Graduação em Movimento, um espaço onde graduandos têm a oportunidade de compartilhar suas investigações e descobertas, colaborando para o avanço do conhecimento científico em saúde. Nesta edição, destacamos pesquisas de grande relevância e impacto, que abordam temas atuais e de importância crescente para o cuidado com a saúde.
Com uma diversidade de temas e abordagens, esta edição da Graduação em Movimento reafirma o compromisso de fomentar o conhecimento científico e a formação crítica dos estudantes da área da saúde, preparando-os para serem agentes de transformação na sociedade. Que esta publicação inspire novas pesquisas e promova a disseminação de saberes que contribuam para a melhoria da saúde pública e da qualidade de vida.
-
Resumos dos Projetos Integradores
v. 2 n. 1 (2023)Esta edição suplementar da Revista Graduação em Movimento - Ciências da Saúde, surge pela necessidade da publicação dos resultados retrospectivos dos projetos integradores realizados pelos estudantes e professores no ano de 2022- 2º Semestre e será a primeira de muitas edições que darão visibilidade a vasta contribuição social e científica do corpo discente e docente dos cursos de saúde que compõem a Rede UNIFTC.
-
Resumos dos Projetos Integradores
v. 1 n. 4 (2022)Esta edição suplementar da Revista Graduação em Movimento - Ciências da Saúde, surge pela necessidade da publicação dos resultados retrospectivos dos projetos integradores realizados pelos estudantes e professores no ano de 2022 - 1º Semestre e será a primeira de muitas edições que darão visibilidade a vasta contribuição social e científica do corpo discente e docente dos cursos de saúde que compõem a Rede UNIFTC.
-
Produção Científica 2
v. 1 n. 3 (2022)A formação científica proporciona a oportunidade de construção do conhecimento de forma crítica, reflexiva e cientificamente balizada. Através da pesquisa, o aluno se debruça em temas de seu interesse e que reflitam a realidade atual, de forma a trazer questionamentos/soluções a problemas no âmbito da saúde. Nesse contexto, surge a segunda edição da Revista Graduação em Movimento – Ciências da Saúde (GM-Saúde), produzida a partir da efetiva colaboração e empenho da comunidade acadêmica, que nos apresenta artigos com temática variada com foco na saúde e no cuidado.
-
Resumos dos Projetos Integradores
v. 1 n. 2 (2022)Esta edição suplementar da Revista Graduação em Movimento - Ciências da Saúde, surge pela necessidade da publicação dos resultados retrospectivos dos projetos integradores realizados pelos estudantes e professores no ano de 2021 e será a primeira de muitas edições que darão visibilidade a vasta contribuição social e científica do corpo discente e docente dos cursos de saúde que compõem a Rede UNIFTC.
-
Produção Científica 1
v. 1 n. 1 (2022)Os currículos dos cursos de graduação em saúde devem prezar pela da formação de profissionais cientificamente críticos e reflexivos. Esta recomendação se tornou ainda mais evidente durante o recente cenário de pandemia, o qual escancarou a má qualidade de formação científica no país.
Os futuros profissionais de saúde desempenharão um papel dinâmico e intersetorial na sociedade. Desta forma, formar profissionais de excelência gera, como consequência, melhor assistência e promoção da saúde. Neste contexto, é inegável que a formação científica sólida desses estudantes é parte indissociável de seu desenvolvimento e atividade profissionais.
Neste sentido, sabendo do crescente interesse estudantil em sua formação científica e para tentar contribuir com o cenário supracitado, a Revista Graduação em Movimento – Ciências da Saúde (GM-Saúde) nasce para ser mais uma via de divulgação científica, estimulando o interesse e o engajamento de professores e estudantes de nossa instituição.
Sendo assim, neste primeiro volume da GM-Saúde, desejamos boas-vindas a todos os leitores e colaboradores e esperamos que nossa trajetória seja longa e de sucesso.