TRABALHO ESCRAVO CONTEMPORÂNEO NO BRASIL: PERSPECTIVA JURÍDICA A PARTIR DOS DIREITOS HUMANOS

Autores

  • Alessandro Nascimento Martins
  • Rosinei Santana Martins
  • Bruna Christiane Dantas Campos

Resumo

O presente artigo tem como objetivo compreender o trabalho escravo contemporâneo no Brasil: perspectiva jurídica a partir dos Direitos Humano. A temática abordada se justifica sob a mão de obra escrava contemporânea que viola os princípios constitucionais de direitos humanos e da dignidade da pessoa humana. Os estudos mostram que a situação da mão de obra escrava continua sendo um constrangimento constante no Brasil, atingido inúmeros trabalhadores e para melhor compreensão o estudo está dirigido para a evolução do conceito, sobrepondo às alterações contidas na Lei nº 10.803/2003 e a importância das principais diretrizes legislativas que contribuem para o combate do trabalho escravo contemporâneo no Brasil. A presente pesquisa visa buscar uma resposta para as causas da permanência de trabalhadores inseridos no trabalho escravo contemporâneo no Brasil, sem garantia dos seus direitos trabalhistas e constitucionais, bem como, identificar as práticas para erradicação do problema adotadas pelo Brasil. Embora muitos esforços, com a participação da Organização Internacional do Trabalho, das entidades privadas, e uma força tarefa dos órgãos públicos, o Brasil se encontra em permanente luta para combater o trabalho escravo contemporâneo, o que nos motiva para o conhecimento e exploração do tema.

Biografia do Autor

Alessandro Nascimento Martins

Graduando do 10º semestre noturno do curso de Direito do Centro Universitário UNIFTC, Campus Salvador-Paralela-Salvador/Ba.

Rosinei Santana Martins

Graduanda do 10º semestre noturno do curso de Direito Centro Universitário UNIFTC, Campus Salvador-Paralela-Salvador/Ba. 

Bruna Christiane Dantas Campos

Graduada em Matemática com ênfase em informática pela Universidade Salvador (UNIFACS). Graduada em Direito pela UFBA. Especialista em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Salvador (UNIFACS). Mestranda em Políticas Sociais e Cidadania pela Universidade Católica de Salvador (UCSAL). Advogada. Juíza Leiga dos Juizados Especiais do Estado da Bahia. Diretora acadêmica da Universidade Salgado Filho (UNIVERSO). Professora das disciplinas: Direito Empresarial, Direito e Processo do Trabalho do Centro Universitário UNIFTC e Universidade Salgado Filho (UNIVERSO). 

Downloads

Publicado

2021-12-17

Edição

Seção

ARTIGOS