Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Normas de Submissões.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • Anexar Folha de rosto com informações de cada Autor:
    Nome, Título, instituição, e-mail, Orcid, Lattes e Breve resumo do currículo (até 3 linhas).

Diretrizes para Autores

CARACTERÍSTICAS GERAIS:


1.1. Serão aceitos manuscrito escritos em português e/ou em inglês. Em ambos os casos a qualidade ortográfica e semântica do texto será de responsabilidade dos autores ( A D&C recomenda que um serviço de revisão e/ou tradução de textos seja utilizado para melhorar a qualidade dos manuscritos submetidos em inglês).
1.2. O manuscrito deverá ser inédito e não estar publicado ou submetido para publicação em outro veículo;
1.3. Todos os manuscritos serão avaliados por pareceristas ad hoc. Todos os pareceristas deverão ter título de Doutor na área de escolha dos autores (sistema peer review);
1.4. Os manuscritos somente serão aceitos quando submetidos através da página da revista D&C. Manuscritos enviados por e-mail não serão considerados para publicação;
1.5. Os manuscritos deverão ser  submetidos no formato .DOC para MS-Word 7.0 ou superior; Fonte: Times New Roman, tamanho 12; Espaçamento: 1,5 linhas, alinhamento justificado e margens 2cm;
1.6. A Ficha de Submissão de Manuscrito deve ser preenchida no processo de submissão;
1.7. Pesquisas envolvendo seres humanos, mesmo questionários e entrevista devem apresentar, na seção Material e Métodos, o número de aprovação em Comitê de Ética em Pesquisa de instituição cadastrada na Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP).
1.8. Anexar na Submissão, folha de rosto com informações de cada Autor: Nome, Título, instituição, e-mail, Orcid, Lattes e Breve resumo do currículo (até 3 linhas).

2. SEÇÕES OBRIGATÓRIAS:

2.1. TÍTULO:
Deverá ser conciso e indicar claramente o teor do manuscrito;
Não deve conter abreviações;
Deverá ser escrito em letras minúsculas tendo somente a primeira letra maiúscula;
Um título em inglês deverá ser fornecido para manuscritos escritos em português, assim como um em português para os escritos em inglês;

2.2. PALAVRAS-CHAVES E KEYWORDS:

Incluir um máximo de 3 palavras-chaves em português e 3 em inglês;

2.3. RESUMO E ABSTRACT (PORTUGUÊS, INGLÊS E ESPANHOL):

Devem conter, no máximo, 250 palavras cada e incluir o estado da arte, a justificativa, os principais métodos e resultados e as principais conclusões do manuscrito;
Não deve conter abreviações, com exceção de termos amplamente utilizados e conhecidos;
Devem ser escritos em português e inglês, respectivamente;

2.4. INTRODUÇÃO:
Indicar a fundamentação teórica que permita os leitores entenderem os métodos utilizados e os resultados obtidos;
As abreviações deverão ser apresentadas na primeira vez que as mesmas aparecerem no texto, entre parêntese, ao lado do seu significado por extenso;

2.5. MATERIAL E MÉTODOS:

Descrever toda a metodologia e material utilizado de forma que os leitores possam reproduzir os procedimentos realizados. Para procedimentos amplamente conhecidos no Estado da Arte, recomenda-se citar as referências originais;

2.6. RESULTADOS:

Descrever detalhadamente todos os resultados apresentados no manuscrito, incluindo figuras, esquemas e tabelas;

2.7. DISCUSSÃO:
Apresentar discussão detalhada suportada nos resultados apresentados. A critério dos autores, as seções Resultados e Discussão podem ser apresentadas em conjunto;

2.8 CONCLUSÃO

Apresentar a conclusão de sua pesquisa, trazendo a tona o estudo, o que foi observado e as contribuições com a academia e a sociedade. As opiniões e conceitos emitidos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva dos autores, embora o Conselho Diretor, com a assistência do comitê editorial da Revista D&G , reservam-se ao direito de sugerir e solicitar modificações quando necessário.

2.9. AGRADECIMENTOS:
A critério/opcional  dos autores, agências de fomento, pessoas ou instituições que colaboraram para a execução do trabalho podem ser citadas nesta seção;

2.10. REFERÊNCIAS:
2.10.1. Todas as referências citadas no texto devem estar nesta seção, assim como todas as referências desta seção devem estar citadas no texto, devendo seguir  obrigatoriamente a norma 6023/2018;
2.10.2. Artigos em periódicos  indexados, livros e capítulos de livros devem ser preferencialmente citados. Páginas de internet, blogs e manuais só devem ser utilizadas como citação em casos especiais e justificáveis;
2.10.3. As referências citadas apud devem ser evitadas, sendo preferencialmente citadas as  referências originais.

Exemplos de citação.
Artigos em periódicos: citados no texto deverão vir em caixa baixa; destacados entre parênteses, em caixa alta, seguindo o modelo abaixo;

-Um autor:
...(MOREAU, 2010). Segundo Moreau (2010)...

-Dois autores:
...(GOMES e GARCIA, 2012). Segundo Gomes e Garcia (2012)... 

-Três ou mais autores:
...(SUAZO et al., 2011). Segundo Suazo et al. (2011)...

2.10.4. As referências deverão ser listadas em ordem alfabética com os sobrenomes dos autores seguidos de suas iniciais em caixa alta, seguindo exemplo abaixo;
2.10.5. Os títulos dos periódicos e dos livros citados deverão estar em itálico, seguindo o exemplo abaixo;
2.10.6. Os volume, número e páginas deverão ser indicados pelas iniciais v., n. e p., seguindo o exemplo abaixo;

Exemplos de Referências (a formatação deverá estar EXATAMENTE como nos exemplos abaixo);

- Artigos em periódicos:

MOREAU, V. H. Genomic Distance between Thymidylate Synthase and Dihydrofolate Reductase Genes Does Not Correlate With Phylogenetic Evolution in Bacteria. American Journal of Biochemistry and Biotechnology, v. 6, n. 1, p. 35-39. 2010. DOI: 10.3844/ajbbsp.2010.35.39

 SUAZO, F.; ARAÚJO, T. A.; ARÊAS, E. A. B.; SOUZA, J. Z.; PAULILLO, L. C. Análise de risco associados ao duto de biogás gerado no sistema de tratamento de efluente – UASB. Diálogos & Ciência. n. 27, p. 1-14. 2011.

- Livros:

GOMES, L. G. F. F. Novela e sociedade no Brasil. Niterói: EdUFF, 1998. p. 131-132.

Teses e Monografias:

VIANNA, Morgana Eli. Microbiologia e tratamento das infecções endodonticas. 2006. 249p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/290444>. Acesso em: 9 ago. 2020.

- Capítulo de livro:

ROMANO, G. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, G.; SCHMIDT, J. História dos jovens 2: a época contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p. 7-16.

2.10.7. Demais documentos deverão seguir a NBR 6023/2002.

2.10.8 Legendas das Figuras:

Legendas descrevendo de maneira objetiva cada Figura deverão ser fornecidas nesta seção. As legendas deverão ser iniciadas com um pequeno título, seguindo o modelo:

Figura 1: Pequeno título: texto da legenda...

2.10.9 As Legendas deverão ser numeradas segundo suas respectivas Figuras.

  1. FIGURAS:

3.1. Todas as Figuras deverão ser citadas no texto do manuscrito;
3.2. As Figuras devem ser numeradas em algarismos arábicos e anexadas ao final arquivo do manuscrito, após a seção Referências;
3.3. Cada Figura deverá ser anexada em uma nova página do manuscrito;
3.4. A resolução das Figuras deverá ser maior que 600 dpi. Manuscritos contendo figuras que não atendam à qualidade mínima para a publicação e impressão do artigo serão rejeitados;
3.5. A fonte da Figura só deverá ser citada se a mesma não for produzida pelos próprios autores. Neste caso, a referência deverá também constar na seção Referências.

  1. TABELAS:

4.1. Todas as tabelas deverão ser citadas no texto do manuscrito;
4.2. As Tabelas deverão ser numeradas em algarismos arábicos independentemente das figuras;
4.3. As Tabelas deverão ser criadas no próprio editor de texto e anexadas ao manuscrito após as Figuras.

 

  1. FÓRMULAS E EQUAÇÕES:

5.1. Fórmulas e Equações deverão ser criadas no próprio editor de texto e integradas ao manuscrito no ponto exato do texto onde as mesmas deverão aparecer no artigo formatado;
5.2. Todas as fórmulas e equações devem ser numeradas com algarismos arábicos, entre parênteses, na mesma linha à direita da Equação e citadas no texto como Equação.

Artigos

PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES

Os textos encaminhados para a Revista Diálogos & Ciência serão avaliados por pareceristas ad hoc. Todos os pareceristas deverão ter título de Doutor na área de escolha dos autores e a avaliação será as cegas por dois profissionais colaboradores (double blind peer review). O processo avaliativo conta com a participação de avaliadores externos. Em caso de controvérsia na opinião dos pareceristas, o editor chefe poderá encaminhar o texto para um terceiro parecerista para reunir mais elementos que subsidiem sua decisão.

 

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

POLÍTICA DE CUSTOS

Esta revista é financiada exclusivamente por recursos privados, não havendo nenhum tipo de custo para autores. Também, não existem custos para a submissão de manuscritos na Revista Diálogos & Ciência.

 

POLÍTICA DE COPYRIGHT

Os autores são os únicos responsáveis pelo conteúdo dos textos, detendo os direitos sobre os artigos. A revista não restringe o gerenciamento dos copyrights por parte dos autores. O periódico Diálogos & Ciência obedecem a licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).

 

POLÍTICA DE PRIVACIDADE E DADOS

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados estes dados para outras finalidades ou a terceiros.

Relato de Caso

Políticas da sessão

RELATO DE EXPERIÊNCIAS

RELATO DE EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS

edição suplementar da Revista Graduação em Movimento intitulada Experiências Pedagógicas Inovadoras na Universidade tem como objetivo possibilitar o compartilhamento e a reflexão sobre as experiências pedagógicas inovadoras na Rede UniFTC. Experiências inovadoras são concebidas aqui como aquelas que revelam o investimento no protagonismo discente, bem como o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, atitudes, valores, empreendedorismo e interprofissionalidade, ou seja, competências profissionais essenciais para os estudantes no processo de formação profissional. Essa perspectiva rompe, portanto, com o modelo disciplinar de ensino, baseado na transmissão de conteúdos dogmatizados, e oportunizam aos estudantes a aprendizagem de saberes significativos para a sua formação.

Este espaço visa contribuir com a qualidade do ensino superior, através de relatos, reflexões e construção de novos saberes sobre a docência universitária, por meio de uma comunidade de aprendizagem formada pelos docentes da Rede UniFTC.

Pretende-se, na construção do relato da experiência:

  • Tratar de experiência desenvolvida com o conjunto dos estudantes da disciplina/componente curricular de curso de graduação ou pós-graduação da Rede UniFTC;
  • Contextualizar a prática/experiência pedagógica desenvolvida (componentes curriculares envolvidos, curso/cursos etc.), apresentando os fatores que motivaram o desenvolvimento da proposta;
  • Descrever a execução das ações dessa experiência de ensino e aprendizagem, tecendo reflexões sobre essa prática em diálogo com pressupostos teóricos do campo da pedagogia universitária relacionados à natureza da prática;
  • Destacar as contribuições da experiência, segundo a percepção dos estudantes, e o impacto para construção de sua identidade profissional;
  • Evidenciar as repercussões da experiência para o aperfeiçoamento das concepções e práticas do(s) docente(s) autor(es).

 

EIXOS TEMÁTICOS

A edição suplementar da Revista Graduação em Movimento Experiências Pedagógicas Inovadoras na Universidade é organizada pelos seguintes eixos temáticos:

  1. Relatos de experiência que envolvam estratégias de ensino relacionadas à pesquisa;
  2. Relatos de experiência que envolvam estratégias de ensino relacionados à extensão universitária;
  3. Relatos de experiência que oportunizem o respeito à diversidade, a formação de atitude ética e a educação de valores;
  4. Relatos de experiência que relacionem o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs;
  5. Relatos de experiência que relacionem inovação e empreendedorismo;
  6. Relatos de experiência que contemplem práticas de avaliação inovadoras;
  7. Relatos de experiência que dialoguem com a perspectiva da formação interprofissional;
  8. Relatos de experiência que contemplem metodologias ativas e problematizadoras (PBL, estudo de caso...).

NORMATIVA PARA CONSTRUÇÃO, SUBMISSÃO E PUBLICAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO:

O Portal de Periódicos da Rede UniFTC, vinculado à Coordenação de Pesquisa, Extensão e Iniciação Científica estabelece as diretrizes para construção, submissão e publicação de manuscritos na modalidade Resumo Expandido, para compor a Edição Suplementar da Revista Científica – Graduação em movimento: Experiências Pedagógicas Inovadoras na Universidade. Os relatos, de autoria exclusiva de docentes dos cursos de graduação e pós-graduação da Rede UniFTC devem contemplar integralmente as normas apresentadas a seguir, cujo descumprimento implicará na desclassificação do artigo submetido para avaliação.

I - Os textos devem ser apresentados, exclusivamente, por docentes do ensino superior, que lecionam na Rede UniFTC;

II- Usar editor de texto Word, papel tamanho A4, com margem superior e margem esquerda de 3,0 (três) cm, margem inferior e margem direita de 2,0 (dois) cm;

III-  O título deverá ser centralizado, em negrito, fonte Arial 12 e em caixa alta, em português e Inglês;

IV-  A identificação do(s) autor(es), logo após o título, deverá conter o nomes(s) completo(s) do(s) autor(es) (até três). No rodapé, deverá conter o registro do docente e, logo após, Centro Universitário UniFTC, seguido do e-mail e ORCID. 

V- Os trabalhos deverão ser encaminhas sob a forma de resumo expandido, devendo conter no mínimo 7 e no máximo 10 laudas (1.000 a 1.500 palavras), sendo este incluso: título, resumo, Introdução, objetivos, descrição da experiência, resultados, considerações finais, agradecimentos e referências;

VI- O corpo do texto deverá ser digitado em fonte Arial 12, espaçamento entrelinhas de 1,5, recuo de primeira linha de 1,5 (recuo de parágrafo) (exceto o resumo);

VII- O Resumo deve ter entre 100 e 150 palavras. O texto do resumo deverá ser digitado em parágrafo único, respeitando a norma ortográfica da língua portuguesa, fonte Arial 12, espaço simples entre linhas, seguindo as margens do documento. Deverá conter de 3 a 5 palavras-chave. Não incluir figuras, tabelas ou quadros, elaborado em Português e Inglês;

VIII- Nas citações diretas longas (mais de 3 linhas) deve-se utilizar o recurso de recuo do parágrafo ,, fonte de tamanho 10 e espaçamento entrelinhas de 1.0 (simples);

IX- As notas de rodapé, exclusivamente explicativas, deverão apresentar numeração consecutiva dentro do texto;

X- As referências deverão ser elaboradas conforme a ABNT e apresentadas em uma única ordem alfabética, independentemente da natureza dos documentos e/ou fontes de informação consultadas (livros, periódicos, publicações eletrônicas ou materiais audiovisuais) alinhadas à esquerda, em espaço simples, com espaço duplo entre elas;

XI- Os quadros, figuras, tabelas, gráficos, ilustrações, fotos, quando estritamente necessários, devem ser inseridos no corpo do texto, o mais próximo possível do trecho a que se referem. Quanto à identificação, deve aparecer na parte superior, precedida da palavra designativa (desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, figura, imagem, entre outros), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, travessão e do respectivo título e, na parte inferior, indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor), legenda, notas e outras informações necessárias à sua compreensão (se houver);

XII- No corpo do texto não deverá haver menção explícita a pessoas e/ou outras instituições;

XIII- Efetuar, obrigatoriamente, revisão: linguística, de formatação e digitação antes do envio.

Política de Privacidade

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