Submissions
Submission Preparation Checklist
As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.- Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
- URLs para as referências foram informadas quando possível.
- O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Normas de Submissões.
- Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
-
Anexar Folha de rosto com informações de cada Autor:
Nome, Título, instituição, e-mail, Orcid, Lattes e Breve resumo do currículo (até 3 linhas).
Artigos
PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES
Os textos encaminhados para a Revista Diálogos & Ciência serão avaliados por pareceristas ad hoc. Todos os pareceristas deverão ter título de Doutor na área de escolha dos autores e a avaliação será as cegas por dois profissionais colaboradores (double blind peer review). O processo avaliativo conta com a participação de avaliadores externos. Em caso de controvérsia na opinião dos pareceristas, o editor chefe poderá encaminhar o texto para um terceiro parecerista para reunir mais elementos que subsidiem sua decisão.
POLÍTICA DE ACESSO LIVRE
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
POLÍTICA DE CUSTOS
Esta revista é financiada exclusivamente por recursos privados, não havendo nenhum tipo de custo para autores. Também, não existem custos para a submissão de manuscritos na Revista Diálogos & Ciência.
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Os autores são os únicos responsáveis pelo conteúdo dos textos, detendo os direitos sobre os artigos. A revista não restringe o gerenciamento dos copyrights por parte dos autores. O periódico Diálogos & Ciência obedecem a licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
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Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados estes dados para outras finalidades ou a terceiros.
Relato de Caso
Políticas da sessão
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
RELATO DE EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS
A edição suplementar da Revista Graduação em Movimento intitulada Experiências Pedagógicas Inovadoras na Universidade tem como objetivo possibilitar o compartilhamento e a reflexão sobre as experiências pedagógicas inovadoras na Rede UniFTC. Experiências inovadoras são concebidas aqui como aquelas que revelam o investimento no protagonismo discente, bem como o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, atitudes, valores, empreendedorismo e interprofissionalidade, ou seja, competências profissionais essenciais para os estudantes no processo de formação profissional. Essa perspectiva rompe, portanto, com o modelo disciplinar de ensino, baseado na transmissão de conteúdos dogmatizados, e oportunizam aos estudantes a aprendizagem de saberes significativos para a sua formação.
Este espaço visa contribuir com a qualidade do ensino superior, através de relatos, reflexões e construção de novos saberes sobre a docência universitária, por meio de uma comunidade de aprendizagem formada pelos docentes da Rede UniFTC.
Pretende-se, na construção do relato da experiência:
- Tratar de experiência desenvolvida com o conjunto dos estudantes da disciplina/componente curricular de curso de graduação ou pós-graduação da Rede UniFTC;
- Contextualizar a prática/experiência pedagógica desenvolvida (componentes curriculares envolvidos, curso/cursos etc.), apresentando os fatores que motivaram o desenvolvimento da proposta;
- Descrever a execução das ações dessa experiência de ensino e aprendizagem, tecendo reflexões sobre essa prática em diálogo com pressupostos teóricos do campo da pedagogia universitária relacionados à natureza da prática;
- Destacar as contribuições da experiência, segundo a percepção dos estudantes, e o impacto para construção de sua identidade profissional;
- Evidenciar as repercussões da experiência para o aperfeiçoamento das concepções e práticas do(s) docente(s) autor(es).
EIXOS TEMÁTICOS
A edição suplementar da Revista Graduação em Movimento Experiências Pedagógicas Inovadoras na Universidade é organizada pelos seguintes eixos temáticos:
- Relatos de experiência que envolvam estratégias de ensino relacionadas à pesquisa;
- Relatos de experiência que envolvam estratégias de ensino relacionados à extensão universitária;
- Relatos de experiência que oportunizem o respeito à diversidade, a formação de atitude ética e a educação de valores;
- Relatos de experiência que relacionem o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs;
- Relatos de experiência que relacionem inovação e empreendedorismo;
- Relatos de experiência que contemplem práticas de avaliação inovadoras;
- Relatos de experiência que dialoguem com a perspectiva da formação interprofissional;
- Relatos de experiência que contemplem metodologias ativas e problematizadoras (PBL, estudo de caso...).
NORMATIVA PARA CONSTRUÇÃO, SUBMISSÃO E PUBLICAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO:
O Portal de Periódicos da Rede UniFTC, vinculado à Coordenação de Pesquisa, Extensão e Iniciação Científica estabelece as diretrizes para construção, submissão e publicação de manuscritos na modalidade Resumo Expandido, para compor a Edição Suplementar da Revista Científica – Graduação em movimento: Experiências Pedagógicas Inovadoras na Universidade. Os relatos, de autoria exclusiva de docentes dos cursos de graduação e pós-graduação da Rede UniFTC devem contemplar integralmente as normas apresentadas a seguir, cujo descumprimento implicará na desclassificação do artigo submetido para avaliação.
I - Os textos devem ser apresentados, exclusivamente, por docentes do ensino superior, que lecionam na Rede UniFTC;
II- Usar editor de texto Word, papel tamanho A4, com margem superior e margem esquerda de 3,0 (três) cm, margem inferior e margem direita de 2,0 (dois) cm;
III- O título deverá ser centralizado, em negrito, fonte Arial 12 e em caixa alta, em português e Inglês;
IV- A identificação do(s) autor(es), logo após o título, deverá conter o nomes(s) completo(s) do(s) autor(es) (até três). No rodapé, deverá conter o registro do docente e, logo após, Centro Universitário UniFTC, seguido do e-mail e ORCID.
V- Os trabalhos deverão ser encaminhas sob a forma de resumo expandido, devendo conter no mínimo 7 e no máximo 10 laudas (1.000 a 1.500 palavras), sendo este incluso: título, resumo, Introdução, objetivos, descrição da experiência, resultados, considerações finais, agradecimentos e referências;
VI- O corpo do texto deverá ser digitado em fonte Arial 12, espaçamento entrelinhas de 1,5, recuo de primeira linha de 1,5 (recuo de parágrafo) (exceto o resumo);
VII- O Resumo deve ter entre 100 e 150 palavras. O texto do resumo deverá ser digitado em parágrafo único, respeitando a norma ortográfica da língua portuguesa, fonte Arial 12, espaço simples entre linhas, seguindo as margens do documento. Deverá conter de 3 a 5 palavras-chave. Não incluir figuras, tabelas ou quadros, elaborado em Português e Inglês;
VIII- Nas citações diretas longas (mais de 3 linhas) deve-se utilizar o recurso de recuo do parágrafo ,, fonte de tamanho 10 e espaçamento entrelinhas de 1.0 (simples);
IX- As notas de rodapé, exclusivamente explicativas, deverão apresentar numeração consecutiva dentro do texto;
X- As referências deverão ser elaboradas conforme a ABNT e apresentadas em uma única ordem alfabética, independentemente da natureza dos documentos e/ou fontes de informação consultadas (livros, periódicos, publicações eletrônicas ou materiais audiovisuais) alinhadas à esquerda, em espaço simples, com espaço duplo entre elas;
XI- Os quadros, figuras, tabelas, gráficos, ilustrações, fotos, quando estritamente necessários, devem ser inseridos no corpo do texto, o mais próximo possível do trecho a que se referem. Quanto à identificação, deve aparecer na parte superior, precedida da palavra designativa (desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, figura, imagem, entre outros), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, travessão e do respectivo título e, na parte inferior, indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor), legenda, notas e outras informações necessárias à sua compreensão (se houver);
XII- No corpo do texto não deverá haver menção explícita a pessoas e/ou outras instituições;
XIII- Efetuar, obrigatoriamente, revisão: linguística, de formatação e digitação antes do envio.
Copyright Notice
O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação na Revista Diálogos & Ciência é um trabalho original, que não foi publicado anteriormente ou está submetido para publicação em outra revista.
- A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
- As provas finais não serão enviadas aos autores;
- Os originais não serão devolvidos aos autores;
- Os autores mantém os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na revista, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da licensa CC-By;
- Deve ser consignada a fonte de publicação original;
- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.Configuraçõe
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