"CULTIVANDO O SABER": O PAPEL ESSENCIAL DO APERFEIÇOAMENTO DO CONHECIMENTO DOS PROFISSIONAIS NA ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE PARA A DEMANDA DA POPULAÇÃO LOCAL NO MUNICÍPIO DE HORIZONTE, ESTADO DO CEARÁ

Autores/as

  • Antonio Nacilio Sousa dos Santos UFES/UFC

DOI:

https://doi.org/10.7447/1678-0493.2024v3n2p236-248

Palabras clave:

Educação permanente, Atenção básica na saúde, Demanda populacional local

Resumen

Os profissionais que trabalham na atenção básica na saúde, no município de Horizonte, estado do Ceará, necessitam estarem em constante aprendizagem para atender as complexas demandas da população local. Nesse sentido, a educação permanente em saúde (EPS) a partir do contexto do trabalho, ou seja, no lócus de atuação, contribui para o aperfeiçoamento profissional conectada com as aspirações da comunidade. Esta pesquisa tem por objetivo desvelar a EPS no cotidiano de trabalho da estratégia da saúde da família (ESF) a partir de uma perspectiva do protagonismo dos profissionais. Trata-se, metodologicamente, de uma pesquisa convergente assistencial composta por cinco (5) fases: concepção, instrumentação, perscrutação, análise e interpretação. Participaram doze (12) profissionais da ESF e do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) de uma unidade básica de saúde do município de Horizonte, estado do Ceará. Como instrumento para a obtenção dos dados, utilizamos o “Círculo de Cultura” à luz de Paulo Freire (1991). Os resultados demonstram que os profissionais reconhecem a EPS como elemento potencializar da ESF como vínculo com o usuário. Contudo, reconhecem os desafios de incluir os moradores nos diálogos e planejamentos com as equipes de saúde da família. Também percebem que o cenário do trabalho é importante espaço de aprendizagem porque advém das reais necessidades daqueles que necessitam dos serviços e que o trabalho em equipe, bem como a interação com a população local contribui para um fazer profissional conectado com as demandas dos usuários.

Biografía del autor/a

Antonio Nacilio Sousa dos Santos, UFES/UFC

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com estudos e pesquisas com ênfase nas relações intrafamiliares e instituições de tutela, oriundo de atividades acadêmicas ligadas ao Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Sexualidade, Gênero e Subjetividade (NUSS/UFC); Graduado em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) sendo Monitor da disciplina de Ética Profissional em Serviço Social. Graduado em Pedagogia pela Faculdade Integrada do Ceará (FIC/ESTÁCIO). Graduando em Enfermagem pela Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (FAMETRO). Graduando Tecnológico em Saneamento Ambiental pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE). Graduando em Licenciatura em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduando em Psicologia pela Faculdade Farias Brito (UNIFB). Especialista em Serviço Social, Direitos Sociais e Políticas Públicas (UECE). Especialista em Legislação Social, Direitos Sociais e Trabalho Social com as Famílias (RATIO/Pótere Social). Especialista em Saúde do Idoso pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas e Sociedade/Sociologia pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestrado Acadêmico em Avaliação de Políticas Públicas pelo Programa de Pós-graduação em Avaliação de Políticas Públicas (PPGAPP) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestrado Acadêmico em Serviço Social, Trabalho e Questão Social do Programa de Pós-graduação em Serviço Social (MASS) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestrado Acadêmico em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutorado em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PGCS) pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

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Publicado

2024-10-10