"CULTIVANDO O SABER": O PAPEL ESSENCIAL DO APERFEIÇOAMENTO DO CONHECIMENTO DOS PROFISSIONAIS NA ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE PARA A DEMANDA DA POPULAÇÃO LOCAL NO MUNICÍPIO DE HORIZONTE, ESTADO DO CEARÁ

Authors

  • Antonio Nacilio Sousa dos Santos UFES/UFC

DOI:

https://doi.org/10.7447/1678-0493.2024v3n2p236-248

Keywords:

Educação permanente, Atenção básica na saúde, Demanda populacional local

Abstract

Os profissionais que trabalham na atenção básica na saúde, no município de Horizonte, estado do Ceará, necessitam estarem em constante aprendizagem para atender as complexas demandas da população local. Nesse sentido, a educação permanente em saúde (EPS) a partir do contexto do trabalho, ou seja, no lócus de atuação, contribui para o aperfeiçoamento profissional conectada com as aspirações da comunidade. Esta pesquisa tem por objetivo desvelar a EPS no cotidiano de trabalho da estratégia da saúde da família (ESF) a partir de uma perspectiva do protagonismo dos profissionais. Trata-se, metodologicamente, de uma pesquisa convergente assistencial composta por cinco (5) fases: concepção, instrumentação, perscrutação, análise e interpretação. Participaram doze (12) profissionais da ESF e do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) de uma unidade básica de saúde do município de Horizonte, estado do Ceará. Como instrumento para a obtenção dos dados, utilizamos o “Círculo de Cultura” à luz de Paulo Freire (1991). Os resultados demonstram que os profissionais reconhecem a EPS como elemento potencializar da ESF como vínculo com o usuário. Contudo, reconhecem os desafios de incluir os moradores nos diálogos e planejamentos com as equipes de saúde da família. Também percebem que o cenário do trabalho é importante espaço de aprendizagem porque advém das reais necessidades daqueles que necessitam dos serviços e que o trabalho em equipe, bem como a interação com a população local contribui para um fazer profissional conectado com as demandas dos usuários.

Author Biography

Antonio Nacilio Sousa dos Santos, UFES/UFC

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com estudos e pesquisas com ênfase nas relações intrafamiliares e instituições de tutela, oriundo de atividades acadêmicas ligadas ao Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Sexualidade, Gênero e Subjetividade (NUSS/UFC); Graduado em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) sendo Monitor da disciplina de Ética Profissional em Serviço Social. Graduado em Pedagogia pela Faculdade Integrada do Ceará (FIC/ESTÁCIO). Graduando em Enfermagem pela Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (FAMETRO). Graduando Tecnológico em Saneamento Ambiental pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE). Graduando em Licenciatura em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduando em Psicologia pela Faculdade Farias Brito (UNIFB). Especialista em Serviço Social, Direitos Sociais e Políticas Públicas (UECE). Especialista em Legislação Social, Direitos Sociais e Trabalho Social com as Famílias (RATIO/Pótere Social). Especialista em Saúde do Idoso pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas e Sociedade/Sociologia pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestrado Acadêmico em Avaliação de Políticas Públicas pelo Programa de Pós-graduação em Avaliação de Políticas Públicas (PPGAPP) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestrado Acadêmico em Serviço Social, Trabalho e Questão Social do Programa de Pós-graduação em Serviço Social (MASS) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestrado Acadêmico em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutorado em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PGCS) pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

References

ANDRADE, Rebecca S. et al. Processo de trabalho em unidade de saúde da família e a educação permanente. Trabalho, educação e saúde. Rio de Janeiro, v. 14, n. 2, p. 505-521, 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462016000200505&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 18 Dez. 2022.

BARBOSA, Mirceli G. et al. Saberes e práticas da educação permanente em saúde no cotidiano da estratégia saúde da família: uma metassíntese. Revista de investigação qualitativa em saúde, v. 2, 2016. Disponível em: <https://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2016/article/viewFile/884/868>. Acesso em: 28 dez. 2022.

BISPO, José P.; MOREIRA, Diane C. Educação permanente e apoio matricial: formação, vivências e práticas dos profissionais dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família e das equipes apoiadas. Caderno de saúde pública, Rio de Janeiro, v. 33, n. 9, 2017. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102311X2017000905010&lng=pt&nrm=iso. Acesso: em 18 dez. 2022.

BRANDÃO, Walcirânea A. A contribuição da Educação Permanente em Saúde para o trabalho coletivo da Equipe Saúde da Familia Itapecuruzinho no município de Caxias – MA. Monografia (Especialização em Linhas de Cuidado em Enfermagem – Área Doenças Crônicas não Transmissíveis). – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria de Consolidação GM/MS número 02 de 28 de setembro de 2017. Dispõe sobre a politica nacional de educação permanente em saúde como estratégia do sistema único de saúde para a formação e o desenvolvimento de trabalhadores para o setor e dá outras providências. Brasília: Ministério da Saúde, 2017b.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Política nacional de educação permanente em saúde: o que se tem produzido para o seu fortalecimento? 1. ed. rev. Brasília: Ministério da Saúde, 2018.

CECCIM, Ricardo B. Educação permanente em saúde: desafio ambicioso e necessário. Revista interface - comunicação, saúde, educação, v.9, n.16, p.161-77, 2005. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/icse/v9n16/v9n16a13.pdf>. Acesso em: 17 out. 2022.

CECCIM, Ricardo B.; FERLA, Alcindo A. Abertura de um eixo reflexivo para a educação da saúde: o ensino e o trabalho. In: MARINS, João J.; REGO, Sérgio et al. (Orgs.). Educação médica: gestão, cuidado e avaliação. São Paulo: Hucitec, 2011. p. 258-277.

CECCIM, Ricardo B.; FEUERWERKER, Laura C. M. O quadrilátero da formação para a área da saúde: ensino, gestão, atenção e controle social. Physis, Rio de Janeiro, v. 14, n. 1, p. 41-65, 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312004000100004&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 17 out. 2022.

FORTUNA, Cinira M. et al. Educação permanente na estratégia saúde da família: repensando os grupos educativos. Revista latino-americana de enfermagem, Ribeirão Preto, v. 21, n. 4, 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rlae/v21n4/pt_0104-1169-rlae-21-04-0990.pdf>. Acesso em: 28 dez. 2022.

FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução a pensamento de Paulo Freire. Tradução de Kátia de Mello e Silva. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido, São Paulo: Paz e Terra, 1992.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 56. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

FREIRE, Paulo. Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: Ed. UNESP, 2001.

LIMA, Cássio de A. et al. Avaliação do processo de trabalho entre equipes de saúde da família de um município de Minas Gerais, Brasil. Trabalho, educação e saúde, Rio de Janeiro, v. 17, n. 1, e0018710, 2019. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S198177462019000100504&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 16 out. 2019.

LOPES, Maria T. S. R. et al. Educação permanente e humanização na transformação das práticas na atenção básica. REME: Revista Mineira de Enfermagem, v. 23, e-1161, jan. 2019. Disponível em: <http://www.reme.org.br/artigo/detalhes/1303>. Acesso em: 10 jan. 2022.

MISHIMA, Silvana M. et al. Managers' perspective on continuous health education in a region of São Paulo State. Revista escola de enfermagem da USP, São Paulo, v. 49, n. 4, p. 665-673, 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S008062342015000400665&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 06 jan. 2022.

OLIVEIRA, Maria A. C.; PEREIRA, Iara C. Atributos essenciais da Atenção Primária e a Estratégia Saúde da Família. Revista brasileira de enfermagem, v. 66, n. esp, p. 158-64, 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672013000700020. Acesso em: 15 dez. 2022.

REIBNITZ, Kenya S. et al. Pesquisa convergente-assistencial: estudo bibliométrico de dissertações e teses. Texto contexto - enfermagem, Florianópolis, v. 21, n. 3, 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072012000300027&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 29 out. 2022.

SILVA, Isabelle C. B. et al. O Processo de trabalho do núcleo ampliado de saúde da família e atenção básica. Trabalho, educação e saúde, Rio de Janeiro, v. 17, n. 1, e0018009, 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462019000100507&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 26 nov. 2022.

TRENTINI, Mercedes; BELTRAME, Vilma. A Pesquisa convergente-assistencial (PCA) levada ao real campo de ação da Enfermagem. Cogitare enfermagem; v. 11, n. 2, p. 156-60, 2006. Disponível em:http://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/6861. Acesso em: 23 nov. 2022.

TRENTINI, Mercedes; PAIM, Lygia. Pesquisa convergente assistencial: um desenho que une o fazer e o pensar na prática assistencial em saúde-enfermagem. 2. ed. Florianópolis: Insular, 2004.

Published

2024-10-10