O POTENCIAL ESTRATÉGICO DO INSTAGRAM STORIES NO MARKETING DIGITAL

Authors

DOI:

https://doi.org/10.7447/1678-0493.2023v3n1p107-124

Keywords:

Maketing Digital, Redes Sociais, Instagram

Abstract

Este estudo teve como objetivo compreender o quanto e como uma microempresa do ramo de varejo de roupas e acessórios do segmento street wear, utilizando a ferramenta de Instagram Stories, influenciou seu público-alvo ao utilizar seus próprios clientes como força de divulgação. Para tanto foi desenvolvido um estudo descritivo de natureza qualitativa e quantitativa e quanto aos procedimentos técnicos foi construída uma revisão bibliográfica e um levantamento do tipo survey, por meio da plataforma Google Forms, constituído de 13 (treze) questões objetivas e enviadas para 100 (cem) clientes de uma loja varejista de roupas e acessórios do segmento urbano situada em Ilhéus-BA. Os resultados apontaram que o Instagram Stories se confirmou como uma sólida ferramenta de vendas, de divulgação, de engajamento e de influência na decisão de compra, principalmente com a participação dos clientes ao compartilharem suas experiências em seus perfis pessoais. Desse modo, a divulgação do tipo boca-a-boca eletrônico representou a principal forma de alcance de novos clientes.

Author Biographies

Carlos Rafael Bogdezevicius, Unesulbahia - Faculdades Integradas

Mestrado em Gestão Ambiental. Mestrando em Ciências e Tecnologias Ambientais. Especialização em Ciência e Tecnologia Ambiental. Graduação em Administração com habilitação em Marketing. Docente na Unesulbahia - Faculdades Integradas.

Victor Ferreira Silva, Unesulbahia - Faculdades Integradas

Bacharel em Administração. Especialização em Docência do Ensino Superior.

Daniella de Jesus Lima, Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia (IMES)

Doutorado em Educação.  Mestrado em Educação. Especialização em Linguagem e Ensino da Língua Portuguesa. Graduação em Letras Português e Pedagogia. Docente no Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia (IMES).

References

BALABAN, D. C.; MUCUNDORFEANU, M.; MUREȘAN, L. I. Adolescents Understanding of the Model of Sponsored Content of Social Media Influencer Instagram Stories. Media and Communication, Volume 10, n. 1, p. 305 –316, 2022. Disponível em: <https://www.cogitatiopress.com/mediaandcommunication/article/view/4652>. Acesso em: 20 dez. 2022.

BAPTISTA, M. N.; CAMPOS, D. C. Metodologias de pesquisa em ciências: Análises quantitativa e qualitativa. 2ª Ed. Rio de Janeiro: LTC, 2018.

BLOOMBERG. Instagram Brings In More Than a Quarter of Facebook Sales. 2020. Disponível em <https://www.bloomberg.com/news/articles/2020-02-04/instagram-generates-more-than-a-quarter-of-facebook-s-sales> Acesso em: 16 out. 2022.

BOYD, D. M.; ELLISON, N. B. Social Network Sites: Definition, History, and Scholarship. 2007. Disponível em: <https://academic.oup.com/jcmc/article/13/1/210/4583062>. Acesso em 15 out. 2022.

DASH, G.; KIEFER, K.; PAUL, J. Marketing-to-Millennials: Marketing 4.0, customer satisfaction and purchase intention. Journal of Business Research, v. 122, p. 608-620, 2021. Disponível em: <https://e-tarjome.com/storage/btn_uploaded/2021-01-26/1611643625_11963-etarjome%20English.pdf>. Acesso em: 03 jan. 2023

FREITAS, H.; OLIVEIRA, M.; SACCOL, A. Z.; MOSCAROLA, J. O Método de Pesquisa Survey. 2000. Disponível em: <http://www.clam.org.br/bibliotecadigital/uploads/publicacoes/1138_1861_freitashenriquerausp.pdf> Acesso em: 06 mar. 2022.

GARCIA, B. F.; SOUZA, L. G. L. O Instagram e a influência no processo de compra do consumidor: Um estudo realizado em uma microempresa do ramo de Semijoias localizada em São João do Manhuaçu/MG 2019. Disponível em: http://www.pensaracademico.facig.edu.br/index.php/repositoriotcc/article/view/1699/1313>. Acesso em 24 set. 2022.

GIZMODO. Facebook explica que fotos do Instagram não serão vendidas. 2012. Disponível em <https://gizmodo.uol.com.br/facebook-adquire-instagram-e-promete-que-nada-mudara/l> Acesso em: 16 out. 2022.

HEIDEMANN, L. A.; OLIVEIRA, A. M. M.; VEIT, E. A. Ferramentas online no ensino de ciências: uma proposta como Google Docs. Física na Escola, v. 11, n. 2, p. 30-33, 2010. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/116446>. Acesso em: 06 mar. 2022.

HOTMART. Aprenda a usar o Instagram Stories e descubra os melhores recursos para conquistar o público. 2020. Disponível em <https://blog.hotmart.com/pt-br/instagram-stories/>. Acesso em 16 out. 2022.

HUBSPOT. What Your Company Needs to Know for 2020. Disponívem em: <https://cdn2.hubspot.net/hubfs/53/HubSpotMention_ebook_2020-FINAL-1.pdf?submissionGuid=ca7c3680-5d99-4e2d-a19a-20b7aa605b8d&__hstc=20629287.26988155d4bafad489396c3f66d3e52f.1568378244734.1587070399426.1587147621240.93&__hssc=20629287.2.1587147621240&__hsfp=2793069930&fbclid=IwAR0XuT4YLQNLJRu-Ql3Pey3J4txphq-egH7czhQ0mFFZu55tpOw9zb199Aw>. Acesso em: 20 nov. 2022.

INSTAGRAM. Página Principal e Instagram Stories. 2021. Disponível em: <https://www.instagram.com/>. Acesso em 05 jan. 2023.

KINSTA. Mais de 20 Estatísticas e Fatos Incríveis sobre o Instagram. 2023. Disponível em: < https://kinsta.com/pt/blog/estatisticas-instagram/>. Acesso em: 20 fev. 2023.

KOTLER, P.; KARTAJAYA, H; SETIAWAN I. Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. 1ª Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

_______. Marketing 4.0. 1ª Ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de Marketing. 14ª Ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

KRELING, R.; MEIER, A.; REINECKE, L. Feeling Authentic on Social Media: Subjective Authenticity Across Instagram Stories and Posts. Social Media + Society, p. 1 – 13, jan. – mar., 2022. Disponível em: <https://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1177/20563051221086235>. Acesso: 10 jan. 2023.

KUAZAKI, E. Marketing: do Tradicional ao Marketing 4.0. In: HADDAD H.; MARANGONI, M. M; KUAZAQUI, E. Gestão de Marketing 4.0. 1ª Ed. São Paulo: Atlas, 2019.

LAHER, R. S. E. A Influência do Instagram no Comportamento do Consumidor Online. 2019. 110p. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) – Universidade Católica Portuguesa, 2019.

LAS CASAS, A. L. Cocriação de valor: Conectando a Empresa com os Consumidores Através das Redes Sociais e Ferramentas Colaborativas. 1ª Ed. São Paulo: Atlas, 2014.

MATTERN, J. Instagram. Minneapolis: ABDO Publishing, 2016.

MARCONI, M. de. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos da metodologia científica. 9ª. Ed. São Paulo: Grupo GEN, 2021.

MARTINO, L. M. S. Teoria das Mídias Digitais: Linguagens, ambientes, redes. 2ª Ed. Petrópolis. Editora Vozes, 2014.

MLABS. Evolução do Stories: Conheça os principais lançamentos do Instagram Stories desde o seu lançamento. 2018. Disponível em <https://www.mlabs.com.br/blog/lancamentos-instagram-stories/> Acesso em 16 out. 2022.

NIQUE, W.; LADEIRA, W. Pesquisa de Marketing: um guia prático para a realidade brasileira. 2ª Ed. São Paulo: Atlas, 2017.

PRODANOV, C. C; FREITAS, E. C. De. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2ª Ed. Novo Hamburgo. Feevale, 2013.

REJEB, A.; REJEB, K.; ABDOLLAHO, A.; TREIBLMAIER, H. The big picture on Instagram research: Insights from a bibliometric analysis. Telematics and Informatics, v. 73, p. 01 – 28, set. 2022. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0736585322001095>. Acesso em: 23 nov. 2022

SOUZA, B. B. P. de. Antecedentes e dimensões do engajamento dos usuários de redes sociais: um estudo com o Facebook. 2012. Disponível em: <https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD8ZVFFH/1/tese_adm___bruno_brito.pdf>. Acesso em: 19 out. 2022.

STANIEWSKI, M.; AWRUK, K. The influence of Instagram on mental well-being and purchasing decisions in a pandemic. Technological Forecasting and Social Change, v. 174, p. 27 – 43, jan. 2022. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0040162521007216>. Acesso em: 02 jan. 2023.

STATISTA. Instagram - Statistics & Facts. 2023. Disponível em: <https://www.statista.com/topics/1882/instagram/#topicHeader__wrapper>. Acesso em: 08 out. 2022.

VÁZQUEZ-HERRERO, J.; DIREITO-REBOLLAL, S.; LÓPEZ-GARCÍA, X. Ephemeral journalism: news distribution through Instagram Stories. Social Media+Society, v. 5, n. 4, p. 01-13. Disponível em: <https://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1177/2056305119888657>. Acesso em: 10 out. 2022.

VELOSO, R. Tecnologias da Informação e da Comunicação: desafios e perspectivas. 1ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

VIRGILITO, S. B. Pesquisa de marketing: uma abordagem quantitativa e qualitativa. 2ª Ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2017.

WEBSITERATING. Mais de 40 estatísticas, fatos e tendências do Instagram para 2023. 2023. Disponível em: <https://www.websiterating.com/pt/research/instagram-statistics/#chapter-1>. Acesso: 14 mar. 2023.

Published

2023-10-24