OFICINA DE SUPORTE BÁSICO DE VIDA COM DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.7447/1678-0493.2025v3n3p79-86

Abstract

O Suporte Básico de Vida (SBV) é um tipo de atendimento que pessoas capacitadas fazem em qualquer indivíduo em situação de parada cardiorrespiratória (PCR). As situações de risco podem ocorrer em qualquer âmbito, e a falta de agilidade para realizar noções básicas de primeiros socorros, SBV ou APH resulta em graves sequelas e até mesmo, a morte da vítima. Esse suporte deve ser feito somente se o indivíduo tiver orientação adequada e capacidade para realizar determinadas manobras para preservar a vida do outro. O estudo relata a experiência de uma oficina ministrada, com foco em manobras de suporte básico de vida para docentes de uma instituição de ensino superior, onde foram aplicadas aulas teórico-práticas e simulações de situações de risco utilizando metodologia ativa, com auxílio de recursos audiovisuais e manequins de simulação. Constatou-se carência no conhecimento dos participantes sobre Suporte Básico de Vida (SBV), o que evidenciou a importância da educação continuada deste tema. Essa experiência de ensino aprendizagem permitiu a construção de saberes imensuráveis para os envolvidos.

Author Biographies

Acaz Petrus Soares, Universidade de Pernambuco

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Formação De Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) - Universidade De Pernambuco – Campus Petrolina, Pernambuco, Brasil. Docente no Colegiado De Fisioterapia da UNIFTC de Juazeiro- BA.

Flávia Emília Cavalcante Valença Fernandes, Universidade De Pernambuco

Doutora em Inovação Terapêutica pelo Programa de Pós-Graduação em Inovação Terapêutica - PPGIT da Universidade Federal de Pernambuco, Professora Adjunta do Colegiado de Enfermagem e Coordenadora Setorial de Extensão e Cultura da UPE Campus Petrolina. Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI)

Rosana Alves de Melo, Universidade Vale do São Francisco

Doutora em Inovações Terapêuticas pela Universidade Federal de Pernambuco (2018). Professora adjunta do colegiado de enfermagem da Universidade Federal do Vale do São Francisco - Campus Petrolina e docente do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido- Mestrado Profissional (PPGDiDeS/UNIVASF)

Published

2025-11-09