SALA DE AULA INVERTIDA: METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO TÉCNICA
DOI:
https://doi.org/10.7447/1678-0493.2024v3n2p24-33Resumo
A metodologia ativa procura modificar a forma tradicional de ensino, fazendo com que o aluno passe a ser o protagonista de sua aprendizagem, ou seja, saindo da posição passiva, o que só recebe as informações, para posição ativa através de experimentação e questionamentos. Entre as metodologias ativas se tem a sala de aula invertida, onde os alunos estudam previamente o contéudo de forma a ajudar a envolvê-los mais no processo de aprendizagem. Com isso, o objetivo desse artigo é apresentar uma proposta de plano de aula, através de uma de metodologia ativa por meio da sala de aula invertida como uma ferramenta motivadora, de forma a capacitar os discentes a atuar dentro da indústria da construção, a fim de prevenir os riscos de acidentes e doenças ocupacionais. A metodologia utilizada foi à pesquisa exploratória com o intuito de ter um melhor entendimento sobre o assunto. Pressupõe-se que a inserção da metodologia ativa sala de aula invertida no ensino do curso técnico em Segurança do Trabalho ajude a manter os alunos engajados e motivados, além de apresentar resultados positivos no que se refere à aprendizagem dos alunos, podendo contribuir para o desenvolvimento da colaboração, autonomia e protagonismo, que são habilidades fundamentais diante dos desafios e exigências da sociedade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Diálogos & Ciência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.