DESENVOLVIMENTO DE UM PROGRAMA LÚDICO-PEDAGÓGICO EM SAÚDE BUCAL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM FEIRA DE SANTANA-BA
DOI:
https://doi.org/10.7447/1678-0493.2022v2n2p177-186Resumen
Introdução: O Trauma dental é um distúrbio oral comum em crianças, causado por um impacto externo sobre o dente e/ou tecidos circundantes. Objetivo: Revisar o impacto do trauma dental na qualidade de vida de crianças e adolescente. Métodos: Foi realizada uma busca bibliográfica na Biblioteca Virtual de Saúde (MEDLINE, LILACS, BBO). Artigos duplicados, revisão de literatura e teses foram excluídos e como critério de inclusão foram utilizados artigos publicados de 2010 até 2020. Logo após, foi realizada a extração dos dados para análise dos estudos com mais precisão, organizando as informações em uma tabela padronizada. Resultados: Dos 429 artigos encontrados, apenas 9 estudos apresentaram todas as informações exigidas nos critérios metodológicos, abrangendo a faixa etária de 2 a 15 anos. Para avaliação do impacto do trauma dental na qualidade de vida relacionada a saúde bucal 6 dos estudos utilizaram a versão Brasileira do questionário (CPQ), 2 utilizaram a versão Brasileira do questionário sobre qualidade de vida (B-ECOHIS) e apenas 1 utilizou a versão Brasileira do (BP-CPQ). Foi observado que dos nove trabalhos apenas um não observou associação estatisticamente significativa entre a qualidade de vida e o trauma dental. Conclusão: O trauma dental possui influência negativa na qualidade de vida das crianças e adolescentes associados às limitações funcionais, bem-estar social e emocional.
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