FITOTERAPIA E INTEGRAÇÃO MULTIPROFISSIONAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.7447/1678-0493.2025v3n3p137-150

Abstract

As equipes multiprofissionais na Atenção Primária promovem o cuidado integral e aumentam a resolutividade dos problemas de saúde, reunindo profissionais de diversas áreas da saúde para oferecer atendimentos especializados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A fitoterapia é uma prática integrativa e complementar à saúde que se baseia no uso de plantas medicinais para prevenção e tratamento de doenças. Para os profissionais de saúde, ter uma capacitação adequada em fitoterapia é essencial e relevante. O objetivo desta pesquisa foi avaliar por meio de uma revisão integrativa de literatura as relações entre a equipe multiprofissional e a prática da fitoterapia no contexto da atenção primária à saúde. Foram selecionados 7 trabalhos que atenderam aos critérios estabelecidos. A fitoterapia, em sua gênese cultural e social, traz reflexões acerca da ancestralidade e na importância de buscar os saberes tradicionais e ecológicos de toda uma população. Destaca-se na literatura, a importância da avaliação do perfil diagnóstico situacional dos profissionais de saúde em relação à fitoterapia, evidenciando a falta de preparo dos profissionais para lidar com essa prática, sendo esta terapêutica muito difundida entre a comunidade. Revelando a necessidade de ampliação da educação continuada dos profissionais. Ainda há um longo caminho a percorrer na consolidação e ampliação do uso da fitoterapia no âmbito do Sistema Único de Saúde, mas os estudos demonstram um interesse crescente e um potencial transformador dessa prática na promoção da saúde pública.

Author Biographies

Eduardo Dantas de Lima, Centro Universitário Estácio do Ceará, Fortaleza, Ceará

Graduando em Psicologia pelo Centro Universitário Estácio do Ceará. Diretor da Comunicação da Liga Acadêmica de Oncologia (LAONC - Estácio/CE).

Pedro Henrique de Lima Martins Filho, Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Fortaleza, Ceará

Graduando no 9° semestre do curso de Farmácia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Diretor de pesquisa do Grupo de Estudos em Fitoterapia e Farmacognosia (GEFF/UNIFOR). Monitor do módulo de Hematologia Clínica

Samuel Barros Souza Araújo, Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Fortaleza, Ceará

Graduando do 6° semestre do curso de farmácia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Monitor do módulo de Fármacos e Produtos Naturais. Membro do Grupo de Estudos em Fitoterapia e Farmacognosia (GEFF/UNIFOR).

Maria Catarina Teles do Nascimento Gomes, Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Fortaleza, Ceará

Graduanda no 7° semestre do curso de Farmácia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). É membro do Grupo de Estudos em Fitoterapia e Farmacognosia (GEFF/UNIFOR). Estagiária na Fundação Oswaldo Cruz Ceará (FIOCRUZ/CE).

Vylena Rodrigues de Moura, Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Fortaleza, Ceará

Graduando do 6° semestre de farmácia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Dirigente do Grupo de Estudos em Fitoterapia (GEFF/UNIFOR). Monitora do módulo de Farmacotécnica e estagiária na farmácia de manipulação A Fórmula, Fortaleza, CE.

Juan Pedro Fagundes Loureiro, Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Fortaleza, Ceará

Graduando do 6° semestre do curso de Odontologia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Membro do Grupo de Estudos em Fitoterapia e Farmacognosia (GEFF/UNIFOR).

Fabiana Pereira Soares, Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Fortaleza, Ceará

Farmacêutica, Doutora em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica de Medicamentos pela Universidade Federal do Ceará (2015). Professora adjunta da Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Published

2025-11-10