PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DE MEDICINA ACERCA DO ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA DO NOVO CORONAVIRUS

Autores/as

  • Milena Rodrigues Silva UniFTC Salvador
  • Gabriela Santos de Andrade UniFTC Salvador
  • Kátia de Miranda Avena UniFTC Salvador
  • Luiz Fernando Quintanilha de Mesquita UniFTC Salvador
  • Álvaro Camilo Dias Faria UNESULBAHIA

DOI:

https://doi.org/10.7447/1678-0493.2021v1n42p21-30

Palabras clave:

Educação Médica, Educação Online, Coronavirus

Resumen

O cenário pandêmico modificou a rotina da população mundial em diversos aspectos. No contexto da educação médica, devido às restrições impostas pelo novo Coronavírus, a migração para o modelo remoto de ensino ocasionou mudanças metodológicas sem precedentes. Esse estudo se propõe avaliar a percepção dos estudantes de Medicina acerca do ensino remoto durante a pandemia da COVID-19. Trata-se de estudo transversal, quantitativo, analítico, realizado através da aplicação de questionário virtual sobre as percepções da qualidade de aprendizagem durante a vigência do ensino remoto. Foram investigadas as percepções de 230 acadêmicos de Medicina regularmente matriculados em Instituição de Ensino Superior (IES) que aderiram ao ensino remoto. Verificou-se insatisfação dos estudantes quanto a aprendizagem durante o ensino remoto por não conseguirem manter o ritmo de estudo (74,8%) e a motivação (84,3%). A interrupção das aulas práticas foi fator destacado pela grande maioria dos respondentes (93,5%). Apesar de destacarem a possibilidade de assistirem a aula gravada como ponto positivo, apenas 43,9% acreditam que este novo cenário permitiu organizar melhor horários e afazeres. O ambiente familiar (57,1%) e a conexão com a internet (69,1%) foram considerados como fatores limitantes para um bom desempenho acadêmico.  Na percepção dos estudantes, houve prejuízo na qualidade da aprendizagem durante o decurso do ensino remoto, especialmente quanto à dificuldade de manutenção do ritmo e motivação nos estudos. Além disso, sugere-se que limitações e instabilidades de conexão com a internet também interferiram negativamente com o processo de aprendizagem.

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Publicado

2021-12-13