EXPERIÊNCIAS COM O USO DE TABLETS POR AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE: PERCEPÇÕES, LETRAMENTO DIGITAL E PRODUTIVIDADE DO TRABALHO

Autores

  • Davidson Gonçalves Soares Mestrando da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Programa de Pós-Graduação em Cuidado Primário em Saúde (PPGCPS), Montes Claros, MG, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-3014-0923
  • Mônica Thaís Soares Macedo Doutoranda da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS), Montes Claros, MG, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-9528-7734
  • Ana Luísa Amaral Vianna Graduanda do curso de Medicina do Centro Universitário UnifiMoc, Montes Claros, MG, Brasil. https://orcid.org/0009-0005-5938-6109
  • Nadson Henrique Gonçalves Rodrigues Mestrando da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Programa de Pós-Graduação em Cuidado Primário em Saúde (PPGCPS), Montes Claros, MG, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-4034-3940
  • Gustavo Souza Santos Docente adjunto das faculdades de Comunicação Social/Publicidade e Propaganda e de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc). É pesquisador associado do Citadino, o Núcleo Interdisciplinar de Temáticas Urbanas (Unimontes). Montes Claros, MG, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-9712-2690
  • Luciana Colares Maia Docente da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Programa de Pós-Graduação em Cuidado Primário em Saúde (PPGCPS), Montes Claros, MG, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-6359-3593
  • Antônio Prates Caldeira Docente da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Programa de Pós-Graduação em Cuidado Primário em Saúde (PPGCPS), Montes Claros, MG, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-9990-9083
  • Josiane Santos Brant Rocha Docente da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Programa de Pós-Graduação em Cuidado Primário em Saúde (PPGCPS), Montes Claros, MG, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-7317-3880

Resumo

A informatização dos processos e serviços de saúde é, simultaneamente, gargalo e potencialidade para a otimização das decisões baseadas em evidências e o desenvolvimento de políticas de saúde eficazes. O objetivo do presente estudo foi analisar o processo de aceitação, percepção e experiências com o uso de tablets no cotidiano dos agentes comunitários de saúde (ACS), atuantes na zona urbana do município de Montes Claros/MG. Os participantes responderam a um questionário composto por 65 variáveis investigando sua recepção e percepção com o processo de implementação de tablets nas rotinas profissionais, bem como condicionantes técnicos e processuais. Foi realizada uma análise descritiva exploratória dos dados com distribuição de frequências e porcentagens entre as variáveis investigadas. Dos 401 ACS investigados a maioria avaliaram a usabilidade dos tablets no cotidiano de trabalho como facilitada, embora a capacitação para sua utilização e assistência técnica tenham sido insuficientes. Os registros e importação de dados com o dispositivo ocorreram em sua maior parte sem transtornos, a despeito da má qualidade da estrutura computacional e de conexão das unidades de saúde. Não observou-se entre os participantes reflexos etaristas ou temores sobre a precarização ou risco da perda do posto de trabalho diante da tecnologia. Conclui-se que, embora processos gerenciais de incorporação de métodos e tecnologias tenham por compromisso a otimização e eficiência do trabalho, tal aspecto não pode se dar em descolamento da realidade dos trabalhadores de base que absorvem impactos da imposição ou implantação de procedimentos sem a devida infraestrutura lógica, técnica e humana.

Biografia do Autor

Davidson Gonçalves Soares, Mestrando da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Programa de Pós-Graduação em Cuidado Primário em Saúde (PPGCPS), Montes Claros, MG, Brasil.

Mestrando da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Programa de Pós-Graduação em Cuidado Primário em Saúde (PPGCPS), Montes Claros, MG, Brasil.

Mônica Thaís Soares Macedo, Doutoranda da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS), Montes Claros, MG, Brasil.

Doutoranda da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS), Montes Claros, MG, Brasil.

Ana Luísa Amaral Vianna, Graduanda do curso de Medicina do Centro Universitário UnifiMoc, Montes Claros, MG, Brasil.

Graduanda do curso de Medicina do Centro Universitário UnifiMoc, Montes Claros, MG, Brasil.

Nadson Henrique Gonçalves Rodrigues , Mestrando da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Programa de Pós-Graduação em Cuidado Primário em Saúde (PPGCPS), Montes Claros, MG, Brasil.

Mestrando da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Programa de Pós-Graduação em Cuidado Primário em Saúde (PPGCPS), Montes Claros, MG, Brasil.

Gustavo Souza Santos, Docente adjunto das faculdades de Comunicação Social/Publicidade e Propaganda e de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc). É pesquisador associado do Citadino, o Núcleo Interdisciplinar de Temáticas Urbanas (Unimontes). Montes Claros, MG, Brasil.

Docente adjunto das faculdades de Comunicação Social/Publicidade e Propaganda e de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc). É pesquisador associado do Citadino, o Núcleo Interdisciplinar de Temáticas Urbanas (Unimontes). Montes Claros, MG, Brasil.

Luciana Colares Maia, Docente da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Programa de Pós-Graduação em Cuidado Primário em Saúde (PPGCPS), Montes Claros, MG, Brasil.

Docente da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Programa de Pós-Graduação em Cuidado Primário em Saúde (PPGCPS), Montes Claros, MG, Brasil.

Antônio Prates Caldeira, Docente da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Programa de Pós-Graduação em Cuidado Primário em Saúde (PPGCPS), Montes Claros, MG, Brasil.

Docente da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Programa de Pós-Graduação em Cuidado Primário em Saúde (PPGCPS), Montes Claros, MG, Brasil.

Josiane Santos Brant Rocha, Docente da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Programa de Pós-Graduação em Cuidado Primário em Saúde (PPGCPS), Montes Claros, MG, Brasil.

Docente da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Programa de Pós-Graduação em Cuidado Primário em Saúde (PPGCPS), Montes Claros, MG, Brasil.

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Publicado

2024-10-17