EDITORIAL
Resumo
O processo ensino-aprendizagem dos cursos de saúde da Rede UNIFTC é centrado no estudante em busca da sua autonomia e o modelo pedagógico é fundamentado nos princípios da pedagogia construtivista, com eixo metodológico firmemente estabelecido e que prioriza metodologias ativas de ensino e aprendizagem.
Dessa forma, os cursos são caracterizados por currículos que desenvolvem competências nos estudantes, com a integração dos seus eixos ocorrendo por meio das atividades interdisciplinares e interprofissionais nas disciplinas Integradoras, com abordagem centrada em problemas de saúde que perpassam os componentes curriculares dos semestres.
A integração dos conteúdos e a articulação entre Pesquisa e Extensão alinhadas ao Projeto de Desenvolvimento Institucional são realizadas nas seguintes disciplinas: Saúde Coletiva (1°), Educação em Saúde (2°), Saúde do Trabalhador (3°), Gestão em Saúde (4°), Projeto Interprofissional em Saúde na Atenção Primária (5°), Projeto Interprofissional em Saúde – Média e Alta Complexidade (6°), Projeto Interprofissional de Pesquisa em Saúde (7°) e Trabalho de Conclusão de Curso (8°).
Estes componentes integradores são desenvolvidos por meio de projetos autênticos e realistas que promovem a integração e a aplicação de conhecimentos, habilidades e atitudes em situações contextualizadas em problemas interprofissionais. Ademais, não se pode perder de vista que problemas vinculados a situações reais induzem o desenvolvimento do pensamento complexo.
Esta edição suplementar da Revista Graduação em Movimento - Ciências da Saúde, surge pela necessidade da publicação dos resultados retrospectivos dos projetos integradores realizados pelos estudantes e professores no ano de 2021 e será a primeira de muitas edições que darão visibilidade a vasta contribuição social e científica do corpo discente e docente dos cursos de saúde que compõem a Rede UNIFTC.
Organização:
Rodrigo Francisco de Jesus
Cristina de Sousa Borges Goes
Hugo José Cavalcanti Coelho Pereira
Rodrigo da Silva Sampaio
Paulo Jardel Leite Araújo
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.