EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL: AÇÕES REALIZADAS POR MEIO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO (TDICS) DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19

Autores

  • Alana Leandro dos Santos Uniftc/Itabuna
  • José Santos Pataxó UNIFTC/ITABUNA
  • Andrea Spier

Palavras-chave:

Pandemia. Covid-19. TDIC. Educação. Nutrição.

Resumo

O confinamento devido à pandemia do COVID-19 pode influenciar os perfis dietéticos em todos os ciclos da vida. Devido ao isolamento social, as aulas passaram a ser por meio de plataformas digitais e novas metodologias foram desenvolvidas no âmbito da educação. No campo da Educação Nutricional e Alimentar (EAN), a LEI 13.666 de 16/05/2018 é clara quanto a inserção desses assuntos nos conteúdos programáticos dos escolares. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi avaliar as ações realizadas no campo da educação alimentar e nutricional utilizando as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). A metodologia utilizada foi a revisão de literatura, na qual se avaliou artigos sobre o assunto publicados nos anos de 2020 e 2021 nas plataformas eletrônicas do Scielo e Google Acadêmico. Conclui-se que a pandemia modificou tendências alimentares no Brasil e em todo o mundo, em função das famílias terem mais tempo para cozinhar. Em contrapartida, também exibiu maior consumo de alimentos industrializados e bebidas alcoólicas. Por isto, as ações de EAN devem ser fortalecidas, no sentido de promover e prevenir à saúde. Os projetos por meio das TDIC analisados, tiveram boa aceitação em todos os públicos estudados, mas devem ser guiados por profissionais nutricionistas que analisem os hábitos alimentares e estimulem a adoção de dietas saudáveis. Desta forma a educação pública necessita de políticas específicas que configurem o cumprimento da Lei. Mais estudos acerca do novo comportamento alimentar e suas consequências devem ser realizados para intervenção eficaz e igualitária da EAN no Brasil.

Biografia do Autor

Andrea Spier

Professora Orientadora do Centro Universitário UniFTC de Itabuna (UniFTC/ITA), Mestre em Ciências Aplicáveis à Bioenergia - UniFTC/Salvador; Especialista em Saúde Pública (UGV) e Nutrição Clínica (GANEP) 

Downloads

Publicado

2022-02-25