EDITORIAL
Resumo
Os cursos de graduação na área da saúde têm, hoje, o compromisso de formar profissionais capazes de interpretar criticamente a produção científica e atuar de maneira ética e baseada em evidências. Nos últimos anos, especialmente após os desafios impostos pelas crises sanitárias recentes e pela crescente circulação de desinformação, tornou-se ainda mais evidente a urgência de fortalecer a educação científica no Brasil.
Os futuros profissionais da saúde são agentes fundamentais no diálogo entre ciência, sociedade e políticas públicas. Sua atuação ultrapassa os limites clínicos, alcançando dimensões sociais, educativas e comunicacionais. Por isso, investir em uma formação científica consistente é assegurar que esses profissionais contribuam para melhorar a qualidade da assistência, promover saúde e enfrentar problemas complexos que exigem inteligência coletiva e pensamento crítico.
Diante desse cenário e atentos ao crescente interesse dos estudantes pela pesquisa e pela divulgação científica, a Revista Graduação em Movimento – Ciências da Saúde (GM-Saúde) apresenta-se como mais um espaço de fortalecimento da cultura científica em nossa instituição. A revista nasce com a missão de incentivar a produção acadêmica, valorizar a iniciação científica e ampliar a circulação de conhecimento qualificado, colaborando para um ecossistema científico mais vivo, acessível e participativo.
Assim, damos as boas-vindas a todos os leitores, autoras, autores e colaboradores deste volume, com o desejo de que a trajetória da GM-Saúde em 2025 seja marcada por crescimento, diálogo e contribuição significativa para a divulgação científica no país.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

