GESTÃO DE MARKETING DE RELACIONAMENTO EM EMPRESAS DE PEQUENO PORTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7447/1678-0493.2022v2n1p71-89

Palavras-chave:

Marketing, Marketing de Relacionamento, Fidelização

Resumo

O trabalho abordará a importância da gestão de marketing de relacionamento em uma empresa de pequeno porte, sendo realizado um estudo de caso na empresa Atalaianet. Tendo a premissa, que na sociedade contemporânea o número de empresas aumentou, bem como a sua competitividade, e manter clientes satisfeitos, além de fidelizados e ter um bom relacionamento é de suma importância, uma vez que são variáveis que tendem a exponenciar os negócios empresariais. Sendo assim, o principal problema de pesquisa é verificar qual a importância do marketing de relacionamento em empresas de pequeno porte do seguimento de serviços tecnológicos. Tendo como objetivo principal descrever de que forma o marketing de relacionamento pode ser utilizado em pequenas empresas e através da análise das técnicas utilizadas pela empresa Atalaianet. Após as abordagens teóricas, compreende-se que a fidelização é de suma importância, uma vez que auxilia no modo de lidar e compreender os clientes, além de ser uma maneira eficiente de solucionar diversos problemas empresariais. O método utilizado, um levantamento bibliográfico desenvolvido com base em material já elaborado, ou seja, o que já foi produzido cientificamente sobre o assunto, através de livros e artigos científicos, principalmente, de modo que sejam dados validados e reconhecidos pelas ciências, com uma aplicação de um questionário e tabulação dos resultados.

Biografia do Autor

Micael Oliveira Porto, Unesulbahia / Rede UniFTC

Bacharel em Administração.

Carlos Rafael Bogdezevicius, Unesulbahia / UniFTC

Mestre em Gestão Ambiental.

Mestrando em Ciências e Tecnologias Ambientais.

Especialista em Ciência e Tecnologia Ambiental.

Bacharel em Administração com habilitação em Marketing.

Docente na Unesulbahia / Rede UniFTC

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Publicado

2022-05-04