SALA DE AULA INVERTIDA: METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO TÉCNICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7447/1678-0493.2024v3n2p24-33

Resumo

A metodologia ativa procura modificar a forma tradicional de ensino, fazendo com que o aluno passe a ser o protagonista de sua aprendizagem, ou seja, saindo da posição passiva, o que só recebe as informações, para posição ativa através de experimentação e questionamentos. Entre as metodologias ativas se tem a sala de aula invertida, onde os alunos estudam previamente o contéudo de forma a ajudar a envolvê-los mais no processo de aprendizagem. Com isso, o objetivo desse artigo é apresentar uma proposta de plano de aula, através de uma de metodologia ativa por meio da sala de aula invertida como uma ferramenta motivadora, de forma a capacitar os discentes a atuar dentro da indústria da construção, a fim de prevenir os riscos de acidentes e doenças ocupacionais. A metodologia utilizada foi à pesquisa exploratória com o intuito de ter um melhor entendimento sobre o assunto. Pressupõe-se que a inserção da metodologia ativa sala de aula invertida no ensino do curso técnico em Segurança do Trabalho ajude a manter os alunos engajados e motivados, além de apresentar resultados positivos no que se refere à aprendizagem dos alunos, podendo contribuir para o desenvolvimento da colaboração, autonomia e protagonismo, que são habilidades fundamentais diante dos desafios e exigências da sociedade.

Biografia do Autor

Luana Dantas de Medeiros, IFPB- Instituto Federal da Paraíba

Graduada em Engenharia Civil pelo Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ).
- Pós-graduada em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Faculdades Integradas de Patos (FIP).
-Mestranda em Engenharia Civil e AmbientaL pela Universidade Federal do Pernambuco (UFPE)
-Cursando Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB)-Campus Cabedelo, Polo Santa Luzia - UAB.

Daniella de Jesus Lima

Doutora em Educação (PPGE/CEDU/UFAL). Mestre em Educação (UNIT/SE). Professora nas Faculdades Integradas do Extremo Sul da Bahia (UnesulBahia) e na Rede UniFTC. Membro do Grupo de Pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores Presencial e a Distância online (TICFORPROD/UFAL/CNPq)

Downloads

Publicado

2024-04-13