EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL EM TEMPOS DE PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.7447/1678-0493.2021v1n42p58-64Palavras-chave:
Educação em Saúde Bucal, Coronavírus, PrevençãoResumo
A educação é uma ferramenta importante da promoção de saúde bucal, uma vez que proporciona aos indivíduos a percepção de valores e conhecimentos, o resgate de sua autonomia e o autogerenciamento da sua saúde. Aliada às Tecnologias de Informação e Comunicação, a disseminação desses conteúdos científicos pode atingir grupos populacionais e comunidades em diversas regiões, sendo de grande valor social. Este trabalho teve como objetivo apresentar alternativas adotadas por componentes curriculares de Odontologia para a realização da educação em saúde durante a pandemia. Vídeos com linguagem clara e objetiva, foram solicitados para os alunos de diversos semestres do curso de Odontologia do Centro Universitário UniFTC - Feira de Santana, Bahia. Após a avaliação criteriosa de conteúdo abordado e linguagem acessível, alguns foram divulgados nas redes sociais da instituição e dos alunos. A conexão entre a Educação e a Tecnologia é um caminho inovador e que se mostra irreversível, principalmente sendo utilizado nas estratégias de promoção à saúde bucal. O reconhecimento do graduando como sujeito do processo educativo é essencial para a prática das estratégias de educação evidenciando a relevância da formação humanizada
Referências
BARROS, M.M. A.F. et al. Tecnologias digitais de informação e comunicação como suporte ao Estágio em Odontologia. Revista da ABENO, 19(2):117-126, 2019 – DOI: 10.30979/rev.abeno.v19i2.670
BOTAZZO C. et al. Saúde bucal coletiva: um conceito. SÃO PAULO: INSTITUTO DE SAÚDE, 1988.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CES 3/2002. Diário Oficial da União, Brasília, 4 de março de 2002. Seção 1, p. 10.
CALIXTO, N. R. V. et al. Detection of periodontal pathogens in mothers of preterm birth and/or low weight. Medicina oral, patologia oral y cirugia bucal, v. 24, n. 6, p. e776, 2019.
CHAVES, S.C.L. Política de saúde bucal no Brasil: teoria e prática [online]. Salvador: EDUFBA, 2016, 376 p. Disponível em:
FRANCISCO, E. M. P.; SILVA, A. B. Tecnologias biomédicas para educação em saúde bucal: o caso do município de Remígio - PB. Revista Informação em Cultura, v. 1, n. 2, p. 156-174, dez. 2019.
GUIMARÃES, E. M. P.; GODOY, S. C. B. Telenfermagem - Recurso para assistência e educação em enfermagem. Rev Min Enferm, v.16, n.2, p.157-8, 2012.
JUNQUEIRA, S.R.; FRIAS, A.C.; ZIBOVICIUS, C. SAÚDE BUCAL COLETIVA: quadros social, epidemiológico e político in. Rode, SM, Nunes, SG Atualização clínica em odontologia. ed. Artes médicas, p. 591-604, São Paulo, 2004.
KAYAR, N. A.; CELIK, I.; ALPTEKIN, N. O. Immune responses in women with periodontitis and preterm low birth weight: Levels of CD4+ and CD8+ T cells in gingival granulation tissue. Arch Oral Biol, 109, p. 104551, Jan 2020.
KENSK, V.M. Aprendizagem Mediada Pela Tecnologia in. Rev. Diálogo Educacional, v.4, n.10, p.. 47-56, set./dez. 2003.
KOMARA, I.; LAMBRI, S. E.; HENDIANI, I. Relationship between Periodontal Disease Index and Low Birth Weight Babies in Pregnant Women with Periodontitis. International Journal of Integrated Health Sciences, v.4, n. 1, p. 15-19, 2016.
PATEL, S. H. et al . Impact of technique-specific operative videos on first-year dental students’ performance of restorative procedures. Journal of Dental Education, v. 79, n. 9, p. 1101- 1107, 2015.
REISSMANN, D. R. et al. A model of blended learning in a preclinical course in prosthetic dentistry. Journal of Dental Education, v. 79. p.157-165, 2015.
SCHEERMAN, J. F. M.; MEIJEL, B. V.; EMPELEN, P. V. The effect of using a mobile application (“WhiteTeeth”) on improving oral hygiene: A randomized controlled trial. Int J Dent Hygiene, v.18, p. 73–83, 2020.
VIOLA, N. V.; OLIVEIRA, A. C. M.; DOTTA, E. A. V. Ferramentas automatizadas: o reflexo da evolução tecnológica na Odontologia. Rev. Bras. Odontol. v. 68, n. 1, p. 76-80, 2011.
TIFFANY, B.; BLASI, P.; CATZ, S. L.; MCCLURE, J. B. Mobile Apps for Oral Health Promotion: Content Review and Heuristic Usability Analysis. JMIR Mhealth Uhealth, v. 6, n.9, p. 1, 2018.
TIOL-CARRILLO, A. Aplicación de las tecnologías en la educación en odontología durante la pandemia por COVID-19. Rev ADM. 2021; 78 (3): 155-161. https://dx.doi.org/10.35366/100073
UNDERWOOD, B.; BIRDSALLAND, J.; KAY, E. The use of a mobile app to motivate evidence-based oral hygiene behaviour. British Dental Journal 2015; 219, E2. Acesso em: 21 de julho de 2020.https://doi.org/10.1038/sj.bdj.2015.660
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Diálogos & Ciência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.