IMPACTO DA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS NA REDUÇÃO DA ANSIEDADE INFANTIL ODONTOLÓGICA FRENTE A UMA PANDEMIA

Autores

  • Franciele Oliveira de Almeida
  • Valeria Cerqueira Costa
  • Edla Carvalho Porto Centro Universitário UniFtc-Feira de Santana
  • Francileide Pimentel Costa
  • Marcio Bastos de Oliveira Centro Universitário UniFTC
  • Aline de Matos Vilas Boas

DOI:

https://doi.org/10.7447/1678-0493.2022v2n2p22-33

Resumo

A ansiedade odontológica pode gerar inúmeros malefícios para o indivíduo, interferindo diretamente na sua saúde bucal. Este trabalho teve como objetivo identificar o impacto da utilização de recursos audiovisuais para redução da ansiedade infantil no tratamento odontológico, frente à pandemia do COVID-19. A pesquisa foi desenvolvida na clínica odontológica UNIFTC - Feira de Santana e contou com a participação de 41 crianças com idades entre 6 e 11 anos, de ambos os gêneros. Trata-se de um estudo caso - controle, composto por dois grupos: controle (G1;n=22) - crianças avaliadas sem intervenção lúdica antes do atendimento odontológico e Teste (G2;n=19) - crianças submetidas à intervenção lúdica(vídeos explicativos e imagens).O nível de ansiedade foi avaliado por meio do Venham Picture Test  (VPT), aplicado na sala de aula e durante o atendimento clínico a análise comportamental foi realizada com o auxílio da escala de Frankl. Observou-se que apenas 40,9 % das crianças não submetidas à intervenção apresentaram-se livres de ansiedade, já as submetidas 73,7% apresentaram-se sem ansiedade. Em relação ao comportamento 94,7% do grupo teste e 77,3% do controle  foram colaboradoras . Pode-se observar que as atividades lúdicas, realizadas na sala de espera, proporcionaram um impacto positivo na redução ansiedade infantil. O comportamento não colaborador durante o atendimento odontológico apresentou uma correlação positiva com o nível de ansiedade.

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Publicado

2022-06-01