A IMPORTÂNCIA DA REPRESENTAÇÃO SOCIAL NO DIAGNÓSTICO DA DEPRESSÃO INFANTIL E SEU PAPEL COMO FERRAMENTA PARA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS DEPRESSIVAS

Autores

  • Kaminsky Mello Cholodovskis
  • Soraya Aparecida Dias Cholodovskis

Resumo

A depressão infantil é vista como um transtorno de humor que compromete o
desenvolvimento, pois interfere no seu processo matural, psicológico e social. Dentro do contexto literário a relação entre a depressão infantil com o rendimento escolar é estudada por poucos autores. Portanto, a justificativa da escolha deste tema se deu porque a incidência de depressão infantil cresce gradativa e consideravelmente. Nas crianças os sintomas depressivos
oscilam de acordo com a faixa etária e, como as mesmas não conseguem verbalizar seus sentimentos, se faz indispensável conhecer as formas pré-verbais de suas comunicações, sendo uma delas a leitura e interpretação de seus grafismos. Assim, os objetivos deste estudo se resumiram em dois: o primeiro se destina a versar sobre as representações sociais da depressão infantil, buscando compreender as mensagens passadas pelas crianças ao tentar identificar o distúrbio nas mesmas; o segundo se resume em falar sobre o papel do assistente social na promoção de educação de crianças depressivas. Através da metodologia de pesquisa bibliográfica – mediante uma revisão na literatura acerca do tema e sem a pretensão de esgotamento do assunto –, pode-se concluir que a escola é o lugar propício para a avaliação da criança, pois além de ser um espaço fechado se resume no espaço que intermédia a família e a sociedade; além disso, é neste espaço que as principais manifestações da depressão infantil se apresentam. Sendo assim, com o devido preparo, o assistente social inserido no contexto educacional pode detectar esta patologia, podendo utilizar como ferramenta a análise das representações sociais como sintomatologia da mesma. 

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Publicado

2022-03-02

Edição

Seção

ARTIGOS