PERCEPÇÃO AMBIENTAL E A TRANSVERSALIDADE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Agnes Santos Silva UniFTC
  • Cátia Ionara Santos Lucas
  • Adailton Freitas Ferreira

Resumo

A educação ambiental inserida na educação formal tem como propósito a formação de indivíduos preocupados com a questão ambiental. O presente estudo tem como objetivo analisar a transversalidade da Educação Ambiental e a percepção ambiental do corpo acadêmico do curso de Engenharia Civil da UniFTC – Feira de Santana-BA. O presente estudo ocorreu no Campus do Centro Universitário UniFTC no município de Feira de Santana, Bahia. Foram aplicados questionários estruturados e entrevistas semiestruturadas que contou com 91 alunos e 25% dos docentes do curso de Engenharia Civil. Através da pesquisa realizada entre os alunos e professores, foi possível detectar que existe um déficit na aplicação da Educação Ambiental em disciplinas do curso de engenharia civil da UNIFTC/Feira de Santana-BA. Os estudantes são cientes que o homem faz parte do meio ambiente, porém é necessária uma maior percepção ao meio no qual estão inseridos para que no futuro possam exercer suas atividades como profissionais responsáveis tornando a Engenharia Civil mais sustentável. Fica firmado a importância da instituição de ensino mencionada aponte meios de capacitação dos seus profissionais docentes, para que possam desenvolver metodologias voltadas à EA nas disciplinas do curso.

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Publicado

2022-03-18

Edição

Seção

ARTIGOS