Sobre o Portal

O Portal  é vinculado a  Gestão de Bibliotecas.


O acesso ao Portal de Periódicos é aberto e foi criado com o objetivo de reunir, organizar e prover acesso pleno e gratuito às revistas publicadas sob a responsabilidade da UniFTC, visando divulgar as produções científicas no âmbito nacional e internacional.


Em 2021 todo portal foi reestruturado, trazendo um novo movimento para as revistas científicas da Rede UniFTC, ampliando o processo de internacionalização e modernização exigidas na contemporaneidade.

Assim passamos a  integrar a rede de portais de revistas científicas que utiliza o Open Journal Systems como plataforma tecnológica.

O Portal está indexado em sistemas nacionais e internacionais, tais como Google Acadêmico, OASIS do IBICT/MCTPublic Knowledge Project e outros. No âmbito institucional,  encontra-se indexado na plataforma de Busca Integrada, um sistema de conteúdos digitais mantida pela Rede de Bibliotecas da UniFTC.

 

Missão

Promover a disseminação e divulgação de publicações científicas periódicas dos diversos contextos da pesquisa científica produzidas pela comunidade acadêmica da Rede UniFTC, bem como, das demais instituições de pesquisa e de fomento nacionais e internacionais.

Visão

Ser referência de Portal de Periódicos quanto a organização, padronização e excelência na disseminação do conhecimento através de publicações nacionais e internacionais colaborando com a qualidade acadêmica e contribuindo com os anseios da sociedade.

 

Vice-Presidente Acadêmico e de Relações Institucionais

Ihanmarck Damasceno
___

Gerente do Portal de Periódicos

Makson de Jesus Reis

Apoio às publicações científicas periódicas da UniFTC

As Revistas Científicas da Rede UniFTC  promovem ações que estimulam o aperfeiçoamento, a preservação e a profissionalização das publicações científicas periódicas editadas.

Todas as revistas editadas pela UniFTC e credenciadas  estão disponíveis no Portal de Periódicos da UniFTC

Assim, hoje, além de ações de capacitações periódicas, suporte de pessoal qualificado e apoio financeiro, os artigos das revistas também possuem o Digital Object Identifier (DOI), além de serem credenciados na ABEC (Associação Brasileira de Editores Científicos).

Benefícios

Os benefícios para utilizar as publicações e artigos hospedados no Portal de Periódicos da Rede UniFTC:

  • Publicação em plataforma digital de acesso aberto.
  • Identidade e independência de cada revista com sua própria interface e domínio.
  • Armazenamento em servidor institucional.
  • Divulgação de conteúdo para texto completo em diversos formatos.
  • Disponibilidade do conteúdo e rastreabilidade por outros bancos de dados por meio do protocolo OAI-PMH (Open Archives Initiative – Protocolo para Coleta de Metadados)

 

Creative Commons License

Todos os conteúdos das revistas hospedadas no Portal de Periódicos da Rede UniFTC estão sob licença Creative Commons 4.0, exceto onde indicado de outro modo.