Diálogos & Ciência https://periodicos.uniftc.edu.br/index.php/dialogoseciencia <p><em>"A <strong>Revista</strong> <strong>Diálogos &amp; Ciência (D&amp;C)</strong> visa prover um fórum para estudos interdisciplinares em todas as áreas do conhecimento, em especial as Ciências da Saúde e Educação. Os editores crêem que um entendimento abrangente dos fenômenos requer uma abordagem interdisciplinar e interprofissional. Este periódico científico tem como objetivo publicar artigos, resenhas, relatos de experiências de diversas áreas do conhecimento e comunicação científica. <strong>Todas as publicações submetidas devem ser inéditas</strong>. E os trabalhos são indexados nas diferentes áreas da ciência. </em><em><br /><br /></em></p> <p><em><strong>Sistema de publicação em fluxo contínuo.</strong> Na prática isso significa que à medida que um artigo esteja pronto e editado ele será publicado. Esta ação segue as tendências internacionais de publicações científicas e agiliza a divulgação dos artigos.</em></p> pt-BR revistadialogoseciencias@ftc.edu.br (Dr. Rodrigo Cunha Oliveira) periodicos@ftc.edu.br (Atendimento Periódicos UniFTC) Sat, 13 Apr 2024 17:50:28 +0000 OJS 3.3.0.8 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 EXPEDIENTE https://periodicos.uniftc.edu.br/index.php/dialogoseciencia/article/view/991 <p>Revista Diálogo &amp; Ciência – Centro Universitário UniFTC<br>vol.3, n.2. (Fluxo Contínuo 2024)-Salvador-BA, 2024.<br><br>ISSN Eletrônico - 1678-0493<br>ISSN Impresso - 1982-2197<br>DOI: 10.7447/1678-0493.2024v3n2</p> <p>&nbsp;</p> <p>Os trabalhos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores. Permitida a reprodução,<br>total ou parcial, desde que citada a fonte.</p> <p>A revisão, normatização e tradução dos artigos apresentados são de inteira responsabilidade dos autores e colaboradores.</p> Rede UniFTC Copyright (c) 2024 https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.uniftc.edu.br/index.php/dialogoseciencia/article/view/991 Sat, 13 Apr 2024 00:00:00 +0000 SUMÁRIO https://periodicos.uniftc.edu.br/index.php/dialogoseciencia/article/view/990 <p>UTILIZAÇÃO DA ACUPUNTURA COMO FORMA DE TRATAMENTO DE DOENÇA DE DISCO INTERVERTEBRAL EM CÃO: RELATO DE CASO</p> <p>OSTEONECROSE DOS MAXILARES ASSOCIADO AOS BISFOSFONATOS: UMA REVISÃO DE LITERATURA<br><br>SALA DE AULA INVERTIDA: METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO TÉCNICA</p> <p>MENINGITES BACTERIANAS E VIRAIS: DADOS DOS CUSTOS, ÓBITOS, INTERNAÇÕES E BUSCA NA INTERNET NO BRASIL</p> Rede UniFTC Copyright (c) 2024 https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.uniftc.edu.br/index.php/dialogoseciencia/article/view/990 Sat, 13 Apr 2024 00:00:00 +0000 UTILIZAÇÃO DA ACUPUNTURA COMO FORMA DE TRATAMENTO DE DOENÇA DE DISCO INTERVERTEBRAL EM CÃO: RELATO DE CASO https://periodicos.uniftc.edu.br/index.php/dialogoseciencia/article/view/152 <p>A doença de disco intervertebral (DDIV) é uma patologia caracterizada pela degeneração do disco intervertebral, sendo considerada uma das principais alterações neurológicas em cães. Os pacientes acometidos apresentam uma elevada taxa de ocorrência dos três aos seis anos de idade, para raças condrodistróficas e dos oito aos dez anos, para raças não condrodistróficas. Para o diagnóstico definitivo é preciso realizar exames de mielografia, tomografia computadorizada ou ressonância magnétic. Como a acupuntura tem sido utilizada de forma eficiente para o tratamento de alterações neurológicas como a DDIV, proporcionando analgesia profunda e de longo prazo. Nesse sentido, esse estudo teve como objetivo relatar um caso de utilização da acupuntura em doença de disco intervertebral em um cão da raça Bulldog Francês. Inicialmente, foram realizadas&nbsp; oito sessões de acupuntura com intervalo de um a dois dias. a partir da segunda sessão foi associada ao tratamento a fisioterapia, sendo realizado laserterapia, eletroterapia, ultrassom terapêutico e exercícios de cinesioterapia. O animal apresentou melhora significativa a partir da terceira sessão e&nbsp; deambulação com ataxia a partir da quarta sessão. Após oito sessões de acupuntura o animal obteve alta, recuperando totalmente seu quadro clínico. Após seis meses, o animal apresentou novamente paresia de membros posteriores. Durante dois dias foram realizadas duas sessões de acupuntura (uma por dia) e após o segundo dia de tratamento o animal já havia restabelecido os movimentos, deambulando normalmente. No entanto, devido o quadro clínico do paciente, se fez necessária a interveção cirúrgica.</p> Caroline Cardoso Amorim, Helaine Santos Vieira, Hannah Bandeira Thame Daniel, Milton Rezende Teixeira Neto Copyright (c) 2024 Diálogos & Ciência https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.uniftc.edu.br/index.php/dialogoseciencia/article/view/152 Sat, 13 Apr 2024 00:00:00 +0000 OSTEONECROSE DOS MAXILARES ASSOCIADO AOS BISFOSFONATOS: UMA REVISÃO DE LITERATURA https://periodicos.uniftc.edu.br/index.php/dialogoseciencia/article/view/246 <p>Os bisfosfonatos (BFs) são fármacos muito utilizados para o tratamento de doenças do metabolismo ósseo e de neoplasias em tecidos ósseos. Recentemente, está sendo relatado uma forte relação entre o uso crônico desses medicamentos e o desenvolvimento de osteonecroses de mandíbula e maxila, consequência de seu emprego terapêutico cada vez mais recorrente. A Osteonecrose dos maxilares associados aos bisfosfonatos (OMAB) é caracterizada pela presença de osso necrótico exposto na cavidade bucal, por mais de oito semanas, em pacientes tratados com este medicamento, sem o histórico de terem sido submetidos à radioterapia de cabeça e pescoço. É uma complicação de difícil tratamento, sendo um desafio para os profissionais de saúde desde 2003. Apesar de diversas formas terapêuticas apresentadas, ainda não se tem um protocolo estabelecido definitivo perante essa manifestação. A revisão de literatura apresentada sobre a OMAB, evidencia sua etiopatogenia e as formas atuais disponíveis para o tratamento, como também os principais métodos de prevenção. Concluiu-se que essa patologia carece de mais estudos para elucidar com mais clareza sua etiologia e forma de tratamento definitivo.</p> Réferson Melo dos Santos, Aline de Matos Vilas Boas, Jason Mathias Pimenta Queiroz, Rafaela Silva Barbosa Melo dos Santos Copyright (c) 2024 Diálogos & Ciência https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.uniftc.edu.br/index.php/dialogoseciencia/article/view/246 Sat, 13 Apr 2024 00:00:00 +0000 SALA DE AULA INVERTIDA: METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO TÉCNICA https://periodicos.uniftc.edu.br/index.php/dialogoseciencia/article/view/454 <p>A metodologia ativa procura modificar a forma tradicional de ensino, fazendo com que o aluno passe a ser o protagonista de sua aprendizagem, ou seja, saindo da posição passiva, o que só recebe as informações, para posição ativa através de experimentação e questionamentos. Entre as metodologias ativas se tem a sala de aula invertida, onde os alunos estudam previamente o contéudo de forma a ajudar a envolvê-los mais no processo de aprendizagem. Com isso, o objetivo desse artigo é apresentar uma proposta de plano de aula, através de uma de metodologia ativa por meio da sala de aula invertida como uma ferramenta motivadora, de forma a capacitar os discentes a atuar dentro da indústria da construção, a fim de prevenir os riscos de acidentes e doenças ocupacionais. A metodologia utilizada foi à pesquisa exploratória com o intuito de ter um melhor entendimento sobre o assunto. Pressupõe-se que a inserção da metodologia ativa sala de aula invertida no ensino do curso técnico em Segurança do Trabalho ajude a manter os alunos engajados e motivados, além de apresentar resultados positivos no que se refere à aprendizagem dos alunos, podendo contribuir para o desenvolvimento da colaboração, autonomia e protagonismo, que são habilidades fundamentais diante dos desafios e exigências da sociedade.</p> Luana Dantas de Medeiros, Daniella de Jesus Lima Copyright (c) 2024 Diálogos & Ciência https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.uniftc.edu.br/index.php/dialogoseciencia/article/view/454 Sat, 13 Apr 2024 00:00:00 +0000 MENINGITES BACTERIANAS E VIRAIS: DADOS DOS CUSTOS, OBITOS, INTERNACOES E BUSCA NA INTERNET NO BRASIL https://periodicos.uniftc.edu.br/index.php/dialogoseciencia/article/view/232 <p><strong>Introdução: </strong>Meningite é uma inflamação das meninges, geralmente causada por infecção bacteriana ou viral do líquor. No Brasil, éde notificação compulsória, devido a sua gravidade e potencial em causar surtos. Através do DATASUS e Google Trens é possível garantir a correta gestão de saúde e avaliar o grau de informação da população para esse agravo. <strong>Objetivo</strong>: Relacionar o impacto financeiro das meningites viral e bacteriana no Brasil correlacionando com os termos de pesquisa na internet referentes à patologia entre 2008 a 2018. <strong>Métodos</strong>: Estudo epidemiológico analítico transversal utilizando DATASUS.Descritores usados no Google Trends: meningite viral e bacteriana. Para analise inferencial dos dados: plataforma R, versão 3.5.1 (https://www.r-project.org/) e as funções @rcorr para a obtenção da matriz de correlação de Spearman e visualizado com o pacote corrpot, os mapas foram confeccionado com o pacote tmap e visualizados com o pacote ggplot2.<strong>Resultados</strong>: Houve maior hospitalização por meningite viralem comparação com infecção meningocócica, porém, essa fez mais vítimas e gastopúblico. As internações por meningite bacteriana se correlacionaram positivamente no Sul e Sudeste com os custos, e negativamente com busca por meningite bacteriana. Os óbitos correlacionaram-se positivamente entre Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro e negativamente com a busca pelos termos meningite bacteriana e meningite viral em São Paulo e Tocantins. Na viral, os óbitos se correlacionaram positivamente com a pesquisa por meningite bacteriana em 8 estados; os custos por internação correlacionam negativamente com a busca pelo termo e com os casos de mais 6 estados.<strong>Conclusão</strong>: O sucesso das ações de vigilância e gestão do controle das meningites está relacionado a três eixos: investigação epidemiológica, manejo clínico e promoção de educação em saúde para a população. Esses podem garantir a realização de intervenções eficazes para alcançar uma diminuição das taxas de morbidade e de letalidade.</p> Alana dos Reis Silva, Joao Sousa Chaves Neto, Fernanda Freitas Lemos Lopes, Alane Cássia Oliveira Cardoso, Luana de Andrade Oliveira Carvalho, Maria Clara Cruz Lobo, Maria Paula Carletto, Murilo de Queiroz Ramos, Kiyoshi Fukutani Copyright (c) 2024 Diálogos & Ciência https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.uniftc.edu.br/index.php/dialogoseciencia/article/view/232 Sat, 13 Apr 2024 00:00:00 +0000 PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE CURSOS DAS CIÊNCIAS DA SAÚDE https://periodicos.uniftc.edu.br/index.php/dialogoseciencia/article/view/486 <p>A atenção primária à saúde (APS) é a porta de entrada para os serviços assistenciais em saúde de forma gratuita e integral. Dessa forma, esse serviço possibilita ao paciente a resolutividade e o acompanhamento de sua condição. A vivência prática de estudantes da saúde nesse ambiente capacita-o para atuar nesse campo da saúde pública. Logo, este estudo possui como objetivo relatar a experiencia multidisciplinar do estágio supervisionado realizados por acadêmicos de cursos da saúde. Trata-se de um estudo qualitativo e descritivo do tipo relato de experiência, realizado entre março e maio de 2022 em uma Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS), localizada em Fortaleza – Ceará. Estudantes de Enfermagem, Nutrição, Odontologia, Fisioterapia e Farmácia participaram do processo de ensino e aprendizagem. Os principais resultados trouxeram à tona que é possível reduzir os agravos e promover à educação em saúde por meio de estratégias de intervenção adaptadas com base na necessidade da população local, de modo que é possível identificar a prevalência da problemática e sugerir melhorias coletivas na APS. A análise profissional é fundamental nessa abordagem, assim, a visão crítica e forma de investigação devem ser implementadas na formação dos profissionais em saúde com o objetivo de imergir o discente no campo da assistência pública. Desse modo, a aplicação de metodologias ativas durante o estágio supervisionado possibilita ao discente a vivência prática em seu campo de atuação, gerando uma visão analítica de situações cotidianas que promovam uma melhor condição do paciente por meio da atenção multidisciplinar.</p> Shara Teixeira Belarmino Rodrigues, Zildenilson da Silva Sousa, Matheus Andrade da Rocha Farias, Moysés Matias Mateus, Ana Flávia Bezerra Leite, Ruan Pablo Rodrigues de Queiroz, Ana Carolina da Silva Matias, José Eriverton Sousa Nogueira, Sarah Aquila Lima Mourão Pereira, André de Sousa Rocha Copyright (c) 2024 Diálogos & Ciência https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.uniftc.edu.br/index.php/dialogoseciencia/article/view/486 Sun, 09 Jun 2024 00:00:00 +0000 OSTEONECROSE DOS MAXILARES ASSOCIADO AOS BISFOSFONATOS: UMA REVISÃO DE LITERATURA https://periodicos.uniftc.edu.br/index.php/dialogoseciencia/article/view/234 <p>Os bisfosfonatos (BFs) são fármacos muito utilizados para o tratamento de doenças do metabolismo ósseo e de neoplasias em tecidos ósseos. Recentemente, está sendo relatado uma forte relação entre o uso crônico desses medicamentos e o desenvolvimento de osteonecroses de mandíbula e maxila, consequência de seu emprego terapêutico cada vez mais recorrente. A Osteonecrose dos maxilares associados aos bisfosfonatos (OMAB) é caracterizada pela presença de osso necrótico exposto na cavidade bucal, por mais de oito semanas, em pacientes tratados com este medicamento, sem o histórico de terem sido submetidos à radioterapia de cabeça e pescoço. É uma complicação de difícil tratamento, sendo um desafio para os profissionais de saúde desde 2003. Apesar de diversas formas terapêuticas apresentadas, ainda não se tem um protocolo estabelecido definitivo perante essa manifestação. A revisão de literatura apresentada sobre a OMAB, evidencia sua etiopatogenia e as formas atuais disponíveis para o tratamento, como também os principais métodos de prevenção. Concluiu-se que essa patologia carece de mais estudos para elucidar com mais clareza sua etiologia e forma de tratamento definitivo.</p> Réferson Melo dos Santos, Aline de Matos Vilas Boas; Rafaela Silva Barbosa Melo dos Santos, Jason Mathias Pimenta Queiroz Copyright (c) 2024 Diálogos & Ciência https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.uniftc.edu.br/index.php/dialogoseciencia/article/view/234 Sun, 09 Jun 2024 00:00:00 +0000 POLÍTICA PÚBLICA DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL: ANÁLISE DO FUNCIONAMENTO DO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR EM UM MUNICÍPIO BAIANO DURANTE A PANDEMIA https://periodicos.uniftc.edu.br/index.php/dialogoseciencia/article/view/521 <p>O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) tem como objetivo atender às necessidades nutricionais dos estudantes e conscientizá-los da importância de adquirir hábitos alimentares saudáveis. Devido à pandemia da COVID-19, o programa precisou ser reorganizado, pois o isolamento social foi a resposta mais eficaz, tendo como consequência a paralisação das atividades que tenham aglomeração. Diante disso, objetivou-se analisar a contribuição do PNAE para o enfrentamento da fome e da insegurança alimentar em um município baiano durante a pandemia. A pesquisa realizada foi de natureza transversal, na qual foram entrevistados a nutricionista responsável pelo PNAE e o presidente do Conselho da Alimentação Escolar. O plano de ação utilizado pelo município foi a entrega de kits alimentares, cuja composição deveria atender às normas vigentes e especificações do PNAE, priorizando assim os alimentos da agricultura familiar. Foram avaliados os itens dos kits distribuídos aos estudantes, assim como o cálculo do valor e a contrapartida repassada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Observou-se que o município não ofertou alimentos advindos da agricultura familiar, identificando limites para a manutenção de uma alimentação pautada nos marcos do conceito de Segurança Alimentar e Nutricional principalmente para alunos na modalidade integral. Foi relatado na pesquisa que os kits são padronizados para todos os alunos não havendo avaliação quanto à faixa etária e a modalidade de ensino, prejudicando especialmente os estudantes do ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos, visto que os alimentos que compõe o kit não são suficientes para atender às necessidades nutricionais.</p> Renata Lima Mascarenhas , Priscilla Silva Barros Lima , William Santos Silva , Taiane Gonçalves Novaes Copyright (c) 2024 Diálogos & Ciência https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.uniftc.edu.br/index.php/dialogoseciencia/article/view/521 Sun, 09 Jun 2024 00:00:00 +0000 MECANISMOS TROMBÓTICOS ASSOCIADOS AO COVID-19: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA https://periodicos.uniftc.edu.br/index.php/dialogoseciencia/article/view/873 <p>O rápido avanço do estado pandêmico provocado pela COVID-19 alcançou proporções alarmantes em todo o mundo, apresentando uma ampla variedade de manifestações clínicas. Essa disseminação e a diversidade de quadros clínicos estão associadas a diversos fatores, incluindo a alta mutabilidade do vírus e sua elevada infectividade, bem como os elementos relacionados ao hospedeiro, que contribuem para uma taxa de mortalidade significativamente elevada em pacientes com fatores de risco. Ademais, estudos têm evidenciado que existe uma correlação significativa entre a COVID-19 e os mecanismos inflamatórios sistêmicos. Esses processos desencadeiam um estado de hipercoagulabilidade, resultando em uma exacerbada propensão a eventos trombóticos. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo descrever os efeitos trombóticos associados ao COVID-19 e os mecanismos fisiopatológicos envolvidos nesses processos, estabelecendo os mecanismos celulares/imunológicos mediados pelo SARS-CoV-2, responsáveis pela hipercoagulabilidade em pacientes adultos com a doença. Foi realizada uma revisão sistemática através das bases de dados Pubmed e Scielo, utilizando os descritores “COVID-19”; “Thrombosis”; “Thrombotic events”; “Hypercoagulability”; e seus correlatos em português e espanhol. Considerou-se como desfechos de interesse as alterações de hipercoagulabilidade causadas pela infecção da COVID-19, assim como suas repercussões e seus mecanismos fisiopatológicos. Foram identificados 149 artigos, dos quais apenas cinco atenderam aos critérios de elegibilidade estabelecidos. Esses estudos revelaram que o SARS-CoV-2 desencadeia uma resposta imunológica exacerbada em pacientes gravemente afetados, enquanto simultaneamente exerce um impacto direto no endotélio dos vasos sanguíneos. Essa conjunção de eventos resulta em uma tempestade de citocinas inflamatórias, que, por sua vez, promovem uma disfunção endotelial e ativam o sistema de coagulação, aumentando o risco de trombose microvascular e, em estágios posteriores, trombose de grandes vasos.</p> Kauany dos Santos Assunção, Victoria Maria Novais Nogueira, Katia de Miranda Avena, Gilmara Vasconcelos de Sousa Copyright (c) 2024 Diálogos & Ciência https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.uniftc.edu.br/index.php/dialogoseciencia/article/view/873 Sun, 09 Jun 2024 00:00:00 +0000